Resumo

As habilidades para a vida (HV) surgiram no contexto do Desenvolvimento Positivo de Jovens e permitem aos indivíduos terem sucesso nos diferentes ambientes em que vivem, como a escola, em casa e em sua comunidade. Objetivo: Comparar a aquisição das HVs entre sequências pedagógica baseada no ensino explícito e implícito do voleibol em estudantes do 6ºano do ensino fundamental. Referencial teórico: A aprendizagem das HVs pode ocorrer de forma implícita e explícita. A forma implícita é não-intencional e se refere a programas esportivos e aulas que focam, exclusivamente, em desenvolver as habilidades esportivas, sem intenção direta em desenvolver as HVs. A forma explícita está presente no contexto esportivo que apresenta intencionalidade direta no desenvolvimento das HVs e as integram nas rotinas de treino/aula, sendo intencionalmente aprendidas (BEAN; FORNERIS, 2016). Materiais e métodos: participaram 88 estudantes com idade entre 11 e 13 anos, divididos em grupos: 1 - ensino do voleibol com o ensino explícito das HVs (G1); 2 - ensino do voleibol com o ensino implícito das HVs (G2); 3 – grupo controle (G3). Foram feitos pré-testes e, após 18 aulas com duração de 60 minutos, os pós-testes. Para a avaliação das HVs, recorreremos à Life Skills Scale for Sport, validada para a língua portuguesa (NASCIMENTOJUNIOR et al., 2019), considerando-se as habilidades: trabalho em equipe, estabelecimento de metas, habilidades sociais, resolução de problemas, habilidades emocionais, liderança, gerenciamento de tempo e comunicação. Para comparação de frequências e médias entre os grupos adotou-se a Anova com medidas repetidas e o post-hoc de Bonferroni. O valor de p considerado foi p<0,05. Os dados foram analisados no Statistical Package Social Science (SPSS). Resultados e Discussão: A ANOVA de medidas repetidas mostrou que houve diferenças no fator interação grupo e tempo para estabelecimento de metas [(F2,50) = 3,012; p=0,058], habilidades sociais [(F2,50) = 1,411; p=0,253], resolução de problemas [(F2,50) = 0,684; p=0,509], liderança [(F2,50) = 0,410; p=0,666], gerenciamento do tempo [(F1,530,38,258) = 2,708; p=0,092] e comunicação [F (2,50) = 5,242; p=0,009]. O post-hoc de Bonferroni mostrou que o G1 apresentou escore médio maior que os G2 e G3 nas variáveis de estabelecimento de metas, habilidades sociais, resolução de problemas, liderança, controle do tempo e comunicação (p<0,05). Conclusão: Este trabalho mostrou que as HVs, quando trabalhadas de forma explícita, favorecem a aquisição/desenvolvimento de habilidades que são indispensáveis à vida cotidiana social dos indivíduos, principalmente na fase de transição da adolescência. Para tanto, durante as atividades é necessário que os professores incentivem a interação social e as atividades de resolução dos problemas para gerar um contexto importante ao desenvolvimento de habilidades para a vida, podendo estas serem transferidas para ambientes fora do contexto da aula.

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