O efeito do equilíbrio na competência motora real e percebida de crianças de 7 e 8 anos
Por Inés Martín Velasco (Autor), Andrea Hernández-Martínez (Autor), Irene González-Martí (Autor), Yolanda Sánchez-Matas (Autor).
Resumo
Os objetivos do presente estudo foram observar os valores de equilíbrio, Competência Motora (CM) e Competência Motora Percebida (CMP) em alunos entre 7 e 8 anos de idade, bem como descobrir o efeito de um programa focado no trabalho de equilíbrio sobre a CM, a CPM e o equilíbrio em si, e as diferenças de acordo com o sexo. A amostra foi composta por 10 meninos e 7 meninas, pertencentes ao segundo ano do Ensino Fundamental ( idade M = 7,6 anos; DP = 0,24). Foi utilizado um delineamento de estudo pré-experimental de medidas repetidas. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-3) para analisar a competência motora real, a Escala Pictográfica de Competência de Habilidades Motoras Percebidas (EMP) para analisar a competência motora percebida e o teste de Habilidades de Estabilidade para equilíbrio. Foi implementado um programa de 10 sessões, no qual o equilíbrio era o objetivo principal. Os resultados indicaram melhorias em todas as dimensões, com diferenças de acordo com o gênero dos participantes. Portanto, pode-se concluir que o trabalho específico de equilíbrio pode melhorar não apenas o equilíbrio, mas também a competência motora real e percebida, embora sejam necessários mais estudos sobre as diferenças entre os sexos.