O efeito do treinamento técnico básico de futebol utilizando perna unilateral na transferência bilateral de pernas em crianças do sexo masculino
Por Umut Demircan (Autor), Mert Çoban (Autor), Sinan Bozkurt (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
Este experimento investigou a transferência de habilidades do membro da perna dominante para o membro da perna não dominante e vice-versa em técnicas de drible com bola, malabarismo e passe/arremesso no futebol para crianças inexperientes do sexo masculino. 24 estudantes do sexo masculino, com idade igual ou superior a 10 anos, do 3º ano, que não tenham atuado em clube de futebol como jogador . Nas práticas técnicas básicas do futebol, o grupo de perna dominante (DL) usou apenas a perna/pé dominante, e o grupo de perna não dominante (NDL) usou apenas a perna/pé não dominante. Fase prática aplicada uma vez por semana entre fevereiro e maio no campo de futebol com grama sintética. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre as transferências do grupo de perna dominante para o grupo não dominante ou vice-versa. Por outro lado, o desempenho de todas as técnicas melhorou nos grupos dominantes e não dominantes para comparação de pré e pós-testes. Os resultados sugerem que a transferência de habilidades de aprendizagem poderia ser mais eficaz do membro da perna não dominante para o membro da perna dominante, significativamente para técnicas de malabarismo, drible e chute.