O Efeito do Esforço na Estabilidade Postural em Jovens Jogadores de Futebol
Por Gustavo Gonçalves Arlianii (Autor), Gabriel Peixoto Leão Almeidai (Autor), Ciro Veronese dos Santos (Autor), André Manrique Venturinii (Autor), Diego da Costa Astur (Autor), Moisés Cohen (Autor).
Resumo
OBJETIVO: Analisar os efeitos do esforço físico de partida de futebol na capacidade funcional e estabilidade dos membros inferiores em jovens jogadores de futebol.
MÉTODOS: Foram analisados 10 atletas jogadores de futebol submetidos a avaliação da capacidade funcional dos membros inferiores através de um protocolo de Hop Test e avaliação do nível de estabilidade postural através do Biodex Stability System (Biodex, Inc., Shirley, Nova Iorque), antes e imediatamente após um tempo de jogo amistoso de futebol de campo com duração de 45 minutos.
RESULTADOS: Após a partida, ocorreu uma diminuição no índice de estabilidade global (F(1,23) = 7,29 P = .024) e índice anteroposterior (APSI) (F(1,23) = 5,53 P = .043). A fadiga no membro dominante foi a responsável pelo déficit significativo no OSI (F(1,23) = 3.16, P = .047) e APSI (F(1,23) = 3.49, P = .029), enquanto o membro não-dominante não gerou qualquer alteração na condição pré e pós- jogo.
CONCLUSÃO: Uma partida de futebol pode causar diminuição da estabilidade e capacidade funcional dos membros inferiores em jovens jogadores. Nível de evidência iii, pré-teste e pós-teste (caso-controle).
.