O Efeito do Estabelecimento de Meta na Aquisição do Arremesso de Dardo de Salão
Por Nádia Fernanda Schmitt Marinho (Autor), João Vitor Alves Pereira Fialho (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor), Thábata Gomes (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Leandro Dutra (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O estabelecimento de metas tem sido visto como uma estratégia motivacional para
melhorar o desempenho, através da direção e manutenção da atenção para um
determinado objetivo a ser alcançado. Os resultados de pesquisas na área de
Aprendizagem Motora têm sido inconclusivos em relação aos benefícios do
estabelecimento de metas. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do
estabelecimento de metas na aquisição de uma habilidade motora discreta.
Participaram deste estudo 30 sujeitos com uma média de idade de 24,4 anos (±5,4
anos) divididos em 2 grupos: GC-grupo controle (sem meta);e GE- grupo
experimental (com meta de 10%).A pesquisa foi divida em três fases: pré-teste, fase
de aquisição, pós-teste. A tarefa consistiu no arremesso de dardo de salão, com o
movimento de flexão do ombro no sentido póstero-anterior, a um alvo circular
posicionado paralelalelamente ao solo. No pré-teste todos os sujeitos realizaram 10
tentativas da tarefa, sendo que o escore obtido nesta etapa foi utilizado para o cálculo
da meta de 10% além do desempenho para o grupo GE. Em seguida, foi realizada
a fase de aquisição na qual os grupos realizaram 90 tentativas.Durante todo o
experimento foi fornecido conhecimento de resultado, porém o grupo GE também
recebeu informação, em blocos de 10 tentativas, sobre o alcance ou não da meta.Após
10 min do término da fase de aquisição, foi realizado o pós-teste que consistiu em
executar mais 10 tentativas da tarefa, porém sem estabelecimento de metas para
ambos os grupos. Como variável dependente foi utilizada a média do escore obtido
durante o experimento.Para a comparação do desempenho do pré-teste com o pósteste, foi realizada uma ANOVA two-way com medidas repetidas no segundo fator
que não detectou diferença significativa no fator grupos e na interação entre grupos
e blocos (p>0,05). Porém o teste detectou diferença significativa no fator blocos
[F(3, 84)=3,19, P= 0,027]. Para identificar as possíveis diferenças encontradas, foi
realizado o teste post-hoc de Tukey, o qual identificou diferença significativa entre o
primeiro bloco do pré-teste para o último bloco do pós-teste, evidenciando uma
melhora no desempenho durante o experimento. Para a análise da fase de aquisição
a ANOVA two-way não detectou diferença significativa no fator grupos, blocos e
na interação entre grupos e blocos (p>0,05). Os resultados encontrados apontam
que a meta utilizada não influenciou na aprendizagem da habilidade motora realizada.