Resumo

O estabelecimento de metas tem sido visto como uma estratégia motivacional para
melhorar o desempenho, através da direção e manutenção da atenção para um
determinado objetivo a ser alcançado. Os resultados de pesquisas na área de
Aprendizagem Motora têm sido inconclusivos em relação aos benefícios do
estabelecimento de metas. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do
estabelecimento de metas na aquisição de uma habilidade motora discreta.
Participaram deste estudo 30 sujeitos com uma média de idade de 24,4 anos (±5,4
anos) divididos em 2 grupos: GC-grupo controle (sem meta);e GE- grupo
experimental (com meta de 10%).A pesquisa foi divida em três fases: pré-teste, fase
de aquisição, pós-teste. A tarefa consistiu no arremesso de dardo de salão, com o
movimento de flexão do ombro no sentido póstero-anterior, a um alvo circular
posicionado paralelalelamente ao solo. No pré-teste todos os sujeitos realizaram 10
tentativas da tarefa, sendo que o escore obtido nesta etapa foi utilizado para o cálculo
da meta de 10% além do desempenho para o grupo GE. Em seguida, foi realizada
a fase de aquisição na qual os grupos realizaram 90 tentativas.Durante todo o
experimento foi fornecido conhecimento de resultado, porém o grupo GE também
recebeu informação, em blocos de 10 tentativas, sobre o alcance ou não da meta.Após
10 min do término da fase de aquisição, foi realizado o pós-teste que consistiu em
executar mais 10 tentativas da tarefa, porém sem estabelecimento de metas para
ambos os grupos. Como variável dependente foi utilizada a média do escore obtido
durante o experimento.Para a comparação do desempenho do pré-teste com o pósteste, foi realizada uma ANOVA two-way com medidas repetidas no segundo fator
que não detectou diferença significativa no fator grupos e na interação entre grupos
e blocos (p>0,05). Porém o teste detectou diferença significativa no fator blocos
[F(3, 84)=3,19, P= 0,027]. Para identificar as possíveis diferenças encontradas, foi
realizado o teste post-hoc de Tukey, o qual identificou diferença significativa entre o
primeiro bloco do pré-teste para o último bloco do pós-teste, evidenciando uma
melhora no desempenho durante o experimento. Para a análise da fase de aquisição
a ANOVA two-way não detectou diferença significativa no fator grupos, blocos e
na interação entre grupos e blocos (p>0,05). Os resultados encontrados apontam
que a meta utilizada não influenciou na aprendizagem da habilidade motora realizada.

Acessar