O Efeito do Estabelecimento de Metas na Aprendizagem do Arremesso Para Três Pontos do Basquetebol em Diferentes Níveis de Habilidade.
Por Leandro Palhares (Autor), Alessandro Teodoro Bruzi (Autor).
Em X Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente estudo buscou verificar o efeito de uma meta específica na aquisição do arremesso para três pontos no basquetebol em diferentes níveis de habilidade, e avaliar o comprometimento dos sujeitos com a meta estabelecida. Material e métodos: Dois grupos experimentais (n= 7) foram formados, sujeitos inexperientes (GI) e sujeitos experientes (GE). O experimento foi dividido em três etapas: a) pré-teste, com 10 tentativas válidas e sem meta estabelecida pelos experimentadores; b) fase de aquisição, com 10 blocos de 10 tentativas, com mesma meta específica a cada bloco, baseada no desempenho do pré-teste além de fornecimento de conhecimento de resultados (CR) a cada 10 tentativas; e c) pós-teste, 24 horas após o término da fase de aquisição, com 10 tentativas válidas e sem estabelecimento de metas pelos experimentadores.