Resumo

Objetivos:
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do exercício aeróbico no estresse oxidativo em indivíduos com DM1.

Métodos:
Para o levantamento bibliográfico foram obtidos, primeiramente, os descritores na base de dados Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Em seguida foi elaborada uma estratégia de busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e PubMed. A busca foi limitada nos idiomas: inglês, português e espanhol.

Resultados:
A pesquisa na BVS obteve como resultado: 2 referências na Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); 109 referências no - Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE); e 13 referências na Biblioteca Cochrane. A pesquisa no MEDLINE/PubMed apresentou como resultado 45 referências. Foram selecionadas 62 referências sendo 24 de revisão e 38 experimentais.

Conclusão:
Concluímos que a prática regular de exercício físico pode reduzir alguns marcadores bioquímicos de espécies reativas de oxigênio (superóxido, óxido nitrico, peroxidos) além de melhorar o controle glicêmico, o perfil lipídico e o potencial antioxidante do plasma por meio do aumento de antioxidantes endógenos.