O Efeito do Exercício em Mini-trampolim de Solo Sobre Medidas de Resistência Muscular Localizada (rml), Capacidade Aeróbia (vo2) e Flexibilidade
Por Juliana Paula Leite (Autor), Paula Tatiane Alonso (Autor), Tatiana Coletto dos Anjos (Autor), Aguinaldo Gonçalves (Autor), Carlos Roberto Padovani (Autor), Flávio Ferrari Aragon (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 17, n 4, 2009. Da página 41 a 46
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um programa de dezesseis semanas em mini-trampolim de solo sobre algumas variáveis da aptidão física (resistência muscular localizada “RML” de membros inferiores e abdominal, flexibilidade e capacidade aeróbia) em mulheres sedentárias entre 20 e 35 anos de idade. Trata-se de ensaio de intervenção em 25 voluntárias, aplicado em três sessões semanais de quarenta e cinco minutos. Foram realizados os seguintes testes: 1) RML: por repetição máxima em 1 minuto, 2) Capacidade aeróbia (VO2): banco de Astrand, 3) flexibilidade: sentar e alcançar (banco de Wells). Para comparação dos dados antes e depois do treinamento, aplicou-se t de Student para amostras dependentes, utilizando-se pacote estatístico SPSS. Observou-se que o programa de mini-trampolim de solo proporcionou aumentos significativos da flexibilidade, resistência muscular abdominal e de membros inferiores, além de melhora significativa na freqüência cardíaca de recuperação pós-exercício e no consumo máximo de oxigênio. Estes resultados indicam que o mini-trampolim de solo é atividade capaz de incrementar capacidades físicas importantes para manutenção da saúde.