O Efeito da Interferência Contextual na Aprendizagem Motora: Contribuições Científicas Após Três Décadas da Publicação do Primeiro Artigo
Por Guilherme Menezes Lage (Autor), João Vítor Fialho (Autor), Maicon Rodrigues Albuquerque (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 19, n 2, 2011. Da página 107 a 119
Resumo
As pesquisas sobre o Efeito da Interferência Contextual foram impulsionadas pelo artigo seminal de Shea e Morgan. Desde então, a temática tem recebido considerável atenção de pesquisadores em diversas áreas. O objetivo desse trabalho é apresentar os principais achados dos últimos trinta anos de pesquisa sobre o tema. Um dos achados mais consistentes é o efeito positivo da prática com alta interferência contextual na melhoria da capacidade de parametrização do movimento. Recentemente, resultados de estudos têm mostrado que a inserção da prática com alta interferência contextual após a prática inicial de forma constante contribui para a aquisição de ambas as dimensões que compõem uma habilidade motora: a dimensão relativa e absoluta. Contudo, após trinta anos de publicação do primeiro estudo sobre o Efeito da Interferência Contextual ainda é cedo para assumir, que os achados podem ser diretamente aplicados na situação de ensino-aprendizagem. Sugestões para futuras pesquisas são apresentadas.