Resumo

Objetivo do estudo: Neste estudo, objetivou-se determinar a relação do clima ético com o efeito mediador do capital psicológico positivo na determinação dos tipos de atividades de lazer.
Metodologia: No estudo de pesquisa, o método da técnica de pesquisa foi aplicado para obter os dados. O grupo de estudo selecionado com participação voluntária no âmbito do princípio da acessibilidade no estudo de inquérito é constituído por um total de 505 alunos, dos quais 286 são do sexo masculino (56,6%) e 219 do sexo feminino (43,4%), a estudar na Universidade de Karaman.
Originalidade/Relevância: Embora existam na literatura estudos que mostrem a relação entre clima ético e capital de psicologia positiva, não há um estudo que vise determinar os tipos de recreação junto a esses conceitos.
Principais resultados: os resultados mostram que o clima ético teve um efeito negativo e insignificante sobre os tipos de atividades de lazer e um efeito positivo e significativo sobre o capital psicológico positivo em termos de estudantes universitários. Verificou-se que o capital psicológico positivo tem um efeito positivo e significativo nos tipos de atividades de lazer. Foi determinado que o efeito mediador entre capital psicológico positivo, clima ético e tipos de atividades de lazer foi positivo e significativo.
Contribuições teóricas/metodológicas: Quando as pessoas são incentivadas a se envolver em atividades de lazer, sua qualidade de vida aumentará e seu capital psicológico será fortalecido. O clima ético é um ecossistema para vivenciar essa mudança organizacional. O objetivo deste estudo é mostrar o efeito mediador do capital psicológico para aumentar a participação em atividades de lazer.

 

Acessar