O Emprego do Conhecimento Formalizado Por Profissionais de Educação Física: Uma Análise de Conteúdo
Por Rodrigo Mendes (Autor), Jeane Barcelos Soriano (Autor), Juliana Rufino Orthmeyer (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O campo da intervenção profissional tem oferecido alguns desafios gerados
pelas mudanças estabelecidas nas relações de trabalho. O que tem tornado
patente a necessidade de mudanças agudas no sistema de formação profissional
na Educação Física, tendo em conta os elementos que compõem uma reposta
profissional O objetivo desse estudo foi: averiguar quais as características dos
argumentos que o profissional de Educação Física utiliza para justificar sua
intervenção acerca do "conhecimento formalizado". Para realização de nosso
intento, utilizamos a metodologia qualitativa de pesquisa e empreendemos um
estudo de caso, de modo que as informações foram obtidas por meio da
observação participante, das sessões junto a programas de condicionamento
físico , executados por um profissional de Educação Física que atua em
academias, na cidade de Cambe. Com a utilização da análise de conteúdo foram
estabelecidos os seguintes temas a priori: 1) autonomia; 2) expertise; 3)
credencialismo. Após análise dos dados foram estabelecidas as seguintes
categorias: a) Preparação Profissional; b) Rede de relações; e c) Conhecimento
científico. Com os resultados pudemos considerar que: a) a pequena utilização
do conhecimento científico tem, como principal motivo, a preparação
profissional; b) há um distanciamento, aparentemente inevitável, desse tipo de
conhecimento e as situações de intervenção em academias; c) as implicações
desse distanciamento são evidenciadas junto à autonomia do profissional nos
procedimentos profissionais, sobretudo, em casos especiais e complexos.