Resumo

A Gestão Esportiva (GE), como área de estudos acadêmicos, ainda é pouco difundida no Pará, contexto no qual este trabalho foi elaborado, partindo da prática docente com a disciplina GE, no curso de Licenciatura da Faculdade de Educação Física, da Universidade Federal do Pará, em Belém, ministrada durante o primeiro semestre letivo de 2018. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão está previsto no artigo 207 da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), como forma de estabelecer que recebam igualdade de tratamento em todas das instituições de ensino superior. O estudo objetiva analisar uma iniciativa acadêmica de promoção da interação entre ensino, pesquisa e extensão, abordando experiências locais de gestores esportivos que atuam nas categorias de base (CB), e de jornalistas reconhecidos pelo apoio na sua divulgação, com a perspectiva de demonstrar a aplicabilidade do referido tripé, e incentivar à profissionalização do trabalho com as CB. A opção metodológica foi por um trabalho de natureza exploratória e descritiva, em formato de Relato de Experiência, a partir de pesquisa participante. Na coleta de dados houve dois momentos distintos: um durante as atividades de ensino da disciplina GE, que teve a sua culminância em um Seminário Interno, e outro com a realização do Encontro Regional de Gestores Esportivos (ERGE). A iniciativa recebeu 237 (duzentos e trinta e sete) inscrições, de representantes de organizações que desenvolvem, ou pretendem desenvolver, práticas de GE aplicadas às CB, além de jornalistas da mídia esportiva. Por tudo isto, percebemos a importância de outras iniciativas semelhantes, para incentivar da aplicabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão e também a expansão da GE como atividade acadêmica e profissional em Belém do Pará. Palavras – chave: gestão esportiva, categoria de base, profissionalização

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