O Ensino-aprendizado-treinamento dos Jogos Esportivos: Aprendizado Incidental, Ensino Intencional

Por Cristiano Júlio Alves da Silva (Autor), Layla Campos Aburachid (Autor), Schelyne Ribas da Silva (Autor).

Parte de Educação Física Escolar e Esporte de Alto Rendimento: Dá Jogo? . páginas 10

Resumo

O esporte se constitui em um dos maiores fenômenos sociais do século XX, e também se projeta de forma expressiva em nossos dias. Tani (2008) o considera como um patrimônio da humanidade. Bento (1999), Bento, Tani e Petersen, (2006) o define como um fenômeno cultural, plural, polissêmico, polimorfo, global. Nesse sentido, emerge a dificuldade de se contemplar a complexidade do esporte a luz de uma única teoria, aspecto que é colocado com propriedade por Gaya (2009), destacando a necessidade de uma visão ampla ao se debruçar na análise do fenômeno esporte. Sem dúvidas hoje se aceita que o esporte apresenta diferentes formas de expressão, de manifestação dos níveis de rendimento com que pode ser praticado (esporte profissional, de rendimento, escolar, de reabilitação, para a saúde-recreação-lazer, entre outras possíveis caracterizações).

Um importante momento nas ciências do esporte no Brasil ocorreu particularmente no debate relacionado com a dualidade esporte na escola e esporte de rendimento desenvolvido na revista movimento (publicação da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul), na sua seção “temas polêmicos”. A revista de forma inteligente convidara no ano 2000 autores de destaque (Kunz, Bracht, Gaya, Taffarel), e ao mesmo tempo com visões de mundo diferente. O tema continuo a ser tratado em anos subsequentes (STIGGER, 2001; VAZ, 2001, entre outros), e sem dúvidas “esporte na escola e esporte de rendimento” historicamente despertou e ainda desperta inúmeras polêmicas. Na década dos anos oitenta se vivenciou nas ciências do esporte no Brasil um momento de crise e posterior ruptura na área da educação física e dos esportes, na época a crise “de identidade” estendeu-se tanto aos programas de Pós-Graduação, bem como ao próprio Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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