Resumo
As disciplinas técnico-desportivas dos Cursos de Licenciatura em Educação Física, vêm sendo questionadas ao longo dos anos, no que diz respeito ao impacto filosófico-pedagógico de sua prática tecnicista. Ministrar a disciplina Handebol, dentro do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia a partir de 1992, nos colocou no impasse tanto da fragmentação do tecnicismo com suas metodologias restritas do ensino, como também da visão imediatista da Educação Física e do Esporte que, geralmente, o aluno ingressante traz para dentro da Instituição como produto de uma formação anterior, certamente, muito questionável. Compromissado com o desafio de participar ativamente no processo de formação para a aquisição do sentido e significado de uma Educação Física Progressista, o presente estudo teve como objetivo investigar o impacto político-pedagógico de um Projeto de Ensino implementado nas disciplinas Handebol l e ll, no ano de 1993, entre os alunos que participaram do processo. O Projeto de Ensino assim como seu processo de discussão foi construído através da utilização da matriz filosófico-antropológica, que fundamenta a compreensão do processo de formação da consciência humana dentro de uma perspectiva materialista de cunho histórico-dialética. Para sistematização e análise dos depoimentos levantados pelos alunos, utilizamos as técnicas da Análise de Conteúdo e a entrevista semi-estruturada. O Projeto de Ensino foi inserido num contexto político-pedagógico que, explicitamente, tem um compromisso com a transformação crítica do Homem, da Sociedade e, especificamente, da Universidade. Em termos metodológicos, teve como princípio geral, fomentar a reflexão dentro de grupos de trabalho que, além do estudo e da pesquisa, devem ser aproveitados como mecanismos de resolução de problemas e integração inter-pessoal, necessários para contribuir com uma formação eficaz nos campos técnico-pedagógico, científico e ético-social. Tendo como crítica principal o fato de que os grupos de trabalho devem estabelecer maior comunicação entre si, durante todo o processo, para os alunos, o Projeto de Ensino implementado, possibilitou a produção, reflexão, e sistematização de conhecimentos dentro da realidade concreta, favorecendo: a) a compreensão do sentido e significado de uma formação crítica, b) a valorização da importância do ato educativo numa perspectiva crítica; c) a identificação de falta de conhecimentos necessários para poder refletir com bases científicas e filosóficas a realidade, coma finalidade de agir criticamente no campo da educação; d) o entendimento de que as disciplinas técnico-desportivas não devem se afastar do processo de reflexão-ação político-pedagógica da realidade escolar ou do âmbito profissional onde esta poderá vir a ser aplicada; e) o levantamento de sugestões que apontam, entre outros, para a necessidade de ampliar a discussão e implementação de projetos, de acordo com a perspectiva apresentada, para que haja uma continuidade e consolidação na sua formação crítica, autônoma e participativa.