Resumo

Diante das evoluções tecnocientíficas que acontecem nas Ciências do Movimento Humano (CMH), a qual trabalha com o ser humano em movimento intencional, os profissionais da saúde atuantes neste contexto necessitam refletir sobre os possíveis conflitos bioéticos que surgirão com as evoluções tecnológicas em seus ambientes profissionais, como profissional técnico, pesquisador ou professor. A Bioética surgiu como um modelo de abordagem para discussão e tomada de decisão de caráter ético destes conflitos que a evolução tecnológica proporciona. Destaca-se a relevância de serem pensadas e colocadas em prática estratégias e metodologias de ensino da Bioética aos profissionais do ensino superior das áreas da saúde para além da área médica. Assim, esta dissertação tem como objetivo compreender os significados do uso dos filmes no ensino da Bioética para egressos do Programa de Pós-Graduação Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E, como objetivos específicos: identificar as contribuições da disciplina Bioética para as Ciências do Movimento Humano e temáticas próprias ao programa da pós-graduação; analisar as contribuições dos filmes como recurso pedagógico para o ensino da bioética na atuação profissional de egressos do PPGCMH/CEFID/UDESC; e identificar na percepção dos egressos possíveis obras cinematográficas de temas bioéticos relacionados à atividade física e saúde. Esta dissertação está organizada em quatro artigos (dois estudos teóricos e dois descritivo-exploratórios). O estudo exploratório envolveu o levantamento bibliográfico e originou dois artigos que contemplaram o marco contextual e o referencial teórico desta dissertação. Os artigos teóricos contextualizaram o ambiente das CMH e a importância do ensino da Bioética nesta área. Conflitos bioéticos próprios desta área foram detectados tais como doping, melhoramento genético, papel do profissional da saúde frente à iniciação esportiva precoce, artificialização dos corpos e vulnerabilidade do atleta, entre outros. O uso de filmes como ferramenta educacional para o ensino-aprendizagem de Bioética apresenta-se como uma possibilidade promissora, pois as narrativas oferecem oportunidades para uma reflexão sobre a complexidade do comportamento humano e suas implicações nas práticas profissionais, além de facilitarem a comunicação dos múltiplos olhares frente ao mesmo problema bioético. Os estudos empíricos foram descritivos e exploratórios, com abordagem qualitativa dos dados. Participaram de entrevistas semiestruturadas egressos do PPGCMH, de ambos os sexos, escolhidos por conveniência. Os dados coletados foram organizados no software NVivo, versão 10.0, e analisados qualitativamente (BARDIN, 2009). Os egressos investigados percebem que os recursos fílmicos, com temáticas próprias das CMH, tornam o aprendizado em Bioética mais significativo, bem como oportunizam aproximações das realidades de suas profissões a estes conteúdos bioéticos, facilitando, portanto, este aprendizado. Nestas oportunidades, os alunos se percebem pesquisadores e reconhecem a responsabilidade ética que este papel exige. Desta forma, os professores envolvidos com o ensino da Bioética na área da saúde possuem uma poderosa ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem; a qual, porém, deve ser trabalhada à luz de metodologias específicas e adequadas. Alem disso, a partir das sugestões dos egressos, e investigação da autora, na disciplina investigada e na literatura disponível, o estudo mapeou filmes com temáticas próprias da área das CMH, legitimando sua perspectiva inovadora na área.

O trabalho não possui divulgação autorizada

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