O ensino da bioética na pós-graduação na área da saúde no contexto das ciências do movimento humano
Por Luciana Teixeira Waltrick (Autor), Alcyane Marinho (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência e Movimento v. 30, n 2, 2022.
Resumo
Este artigo se propõe a refletir sobre o ensino da Bioética nas Ciências do Movimento Humano e discutir suas possíveis aproximações com as áreas científicas que estudam este corpo funcional em movimento. As Ciências do Movimento Humano são compostas por diversas áreas científicas que se preocupam em responder aos problemas provenientes da cultura corporal do movimento humano, como os esportes, as danças, os jogos, as lutas e as terapias corporais. A Bioética envolve práticas e discursos que possuem o objetivo de explicar ou resolver questões éticas que possam surgir com o desenvolvimento tecnológico nos campos da saúde e da vida humana, incluindo a qualidade de vida. Portanto, o ensino e a reflexão Bioética se fazem necessários aos profissionais envolvidos com essas Ciências, que analisam e interpretam teorias científicas relacionadas com o ensino, o treino, a saúde e o lazer. A metodologia ativa é uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, nos quais o discente participa ativamente e se compromete com seu aprendizado. Ela tem sido utilizada para o ensino da Bioética, pois para além do conteúdo teórico bioético, faz-se necessária a promoção de reflexões morais, por meio de técnicas e métodos de ensino, capazes de atuar em diferentes níveis, como o modelo da casuística, aprendizagem baseada em problemas, debates interdisciplinares ou uso de filmes seguidos de debates. Os profissionais que trabalham com o movimento humano, em suas diversas formas de manifestações corporais com objetivos diversos, necessitam refletir sobre sua atuação e o uso das evoluções tecnológicas em benefício do ser humano. Alguns conflitos bioéticos poderão surgir na atuação dos profissionais da área: o doping, a artificialização dos corpos, a iniciação precoce nos esportes, a vulnerabilidade do atleta profissional e relação profissional/atleta. Tais conflitos requerem uma visão ética na atuação profissional, privilegiando a evoluçãotecnológica e os seres humanos.