O Ensino da Corrida de Orientação na Educação Básica: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Por Rogerio Campos (Autor), Rodrigo de Souza Poletto (Autor), Aníbal Monteiro de Magalhães Neto (None), Aníbal Monteiro de Magalhães Neto (Autor).
Parte de Ciências do Esporte e Educação Física: Saúde e Desempenho . páginas 13
Resumo
Esta pesquisa apresenta os resultados de uma revisão sistemática de literatura envolvendo o conteúdo Corrida de Orientação (CO). Foram analisadas 72 documentos (63 artigos, 5 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado) publicados em periódicos nacionais e internacionais das áreas de Educação Física e Ensino nos últimos trinta e um anos (1970-2021), disponíveis em quatorze bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, C@Thedra, Dialnet, Lilacs, Medline, Portal de Busca Integrada da Universidade de São Paulo (USP), Portal de periódicos da CAPES, Pubmed, Redalyc, REDIB, SciELO, Scopus, Sistema de Bibliotecas da Universidade de Campinas (UNICAMP) e Sport Information Portal of Federal Institute Of Sport Science. Buscou-se responder à seguinte questão de pesquisa: o que foi publicado na literatura cientifica indexada nas bases de dados especializadas, nos idiomas português, inglês e espanhol, a partir de 1970, a respeito do ensino do conteúdo CO? Para responder a este questionamento realizamos uma investigação qualitativa utilizando os procedimentos analíticos sugeridos por Bardin (2011), e os procedimentos metodológicos sugeridos por Okoli (2015). Foram identificadas incialmente 3.225 publicações, selecionadas 2.824 que preencheram os critérios de inclusão, selecionadas 830 para análise dos títulos e resumos, e incluídas 72 (2,23%) na síntese qualitativa final, por efetivamente tratarem do ensino da CO na Educação Básica. Três categorias emergiram: as publicações que apresentaram Metodologias e Práticas Pedagógicas para o ensino da CO, as publicações que apresentaram Abordagens Interdisciplinares utilizando a CO como ferramenta interdisciplinar e as publicações que apresentaram instrumentos para a Formação Docente para o ensino da CO. Constatou-se uma carência de publicações acerca do ensino da CO na Educação Básica, fazendo-se necessário portanto, a ampliação do número de pesquisas que sistematizem o seu ensino, reflita sobre as suas formas de Ciências do esporte e educação física: Saúde e desempenho Capítulo 2 14 intervenção pedagógica e potencializem a formação (inicial e continuada) dos professores que dela farão uso.