O Ensino da Corrida de Orientação na Educação Básica: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Parte de Ciências do Esporte e Educação Física: Saúde e Desempenho . páginas 13

Resumo

Esta pesquisa apresenta os resultados de uma revisão sistemática de literatura envolvendo o conteúdo Corrida de Orientação (CO). Foram analisadas 72 documentos (63 artigos, 5 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado) publicados em periódicos nacionais e internacionais das áreas de Educação Física e Ensino nos últimos trinta e um anos (1970-2021), disponíveis em quatorze bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, C@Thedra, Dialnet, Lilacs, Medline, Portal de Busca Integrada da Universidade de São Paulo (USP), Portal de periódicos da CAPES, Pubmed, Redalyc, REDIB, SciELO, Scopus, Sistema de Bibliotecas da Universidade de Campinas (UNICAMP) e Sport Information Portal of Federal Institute Of Sport Science. Buscou-se responder à seguinte questão de pesquisa: o que foi publicado na literatura cientifica indexada nas bases de dados especializadas, nos idiomas português, inglês e espanhol, a partir de 1970, a respeito do ensino do conteúdo CO? Para responder a este questionamento realizamos uma investigação qualitativa utilizando os procedimentos analíticos sugeridos por Bardin (2011), e os procedimentos metodológicos sugeridos por Okoli (2015). Foram identificadas incialmente 3.225 publicações, selecionadas 2.824 que preencheram os critérios de inclusão, selecionadas 830 para análise dos títulos e resumos, e incluídas 72 (2,23%) na síntese qualitativa final, por efetivamente tratarem do ensino da CO na Educação Básica. Três categorias emergiram: as publicações que apresentaram Metodologias e Práticas Pedagógicas para o ensino da CO, as publicações que apresentaram Abordagens Interdisciplinares utilizando a CO como ferramenta interdisciplinar e as publicações que apresentaram instrumentos para a Formação Docente para o ensino da CO. Constatou-se uma carência de publicações acerca do ensino da CO na Educação Básica, fazendo-se necessário portanto, a ampliação do número de pesquisas que sistematizem o seu ensino, reflita sobre as suas formas de Ciências do esporte e educação física: Saúde e desempenho Capítulo 2 14 intervenção pedagógica e potencializem a formação (inicial e continuada) dos professores que dela farão uso.