Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir o ensino da dança nas escolas públicas da cidade de Macapá – AP. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo. Fizeram parte do estudo 20 professores de Educação Física do Ensino Fundamental I que atuam nas Escolas da rede Estadual de Ensino. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada com roteiro temático. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo preconizada por Bardin (2011). Nas escolas estaduais da cidade de Macapá, o conteúdo dança vem sendo trabalhado de distintas formas – Em algumas instituições como conteúdo da Educação Física, e em outras, como atividades extracurriculares. Algumas vezes fomenta debates educativos sobre valores socialmente construídos, e em algumas vezes apenas aparece para reproduzir uma manifestação cultural, o que nem sempre é garantia de aquisição de conhecimento por parte da comunidade escolar. As dicas verbais e as demonstrações se constituem nas principais estratégias utilizadas pelos professores de Educação Física para dinamização do conteúdo dança em suas aulas. Sugere-se que a dança como conteúdo das aulas de Educação Física na nas escolas estaduais da cidade de Macapá precisa ser constantemente ressignificada, para que as estratégias de ensino utilizadas pelos professores atuem com possibilidade libertadora para os alunos.

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