Resumo
As diversas teorias pedagógicas da Educação Física escolar demonstram a riqueza e o acúmulo do saber pedagógico em Educação Física no Brasil. Em se tratando da proposta pedagógica do currículo cultural da Educação Física, essa guia-se no campo do multiculturalismo crítico e dos Estudos Culturais. Assim, este trabalho teve por objetivo geral apresentar as possibilidades e dificuldades da proposta cultural da Educação Física no ensino da dança, em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual do município de Cuiabá - Mato Grosso. Os objetivos específicos foram de fazer um levantamento acerca dos saberes culturais sobre dança trazidos pelos alunos; elaborar, implantar e avaliar uma Sequência Didática de dança sob a perspectiva multicultural da Educação Física; e construir uma experiência pedagógica coletivamente com os discentes sobre as danças que interagem entre si. A pesquisa adotou no aspecto metodológico a abordagem qualitativa com inspiração na pesquisa-ação. O lócus da pesquisa foram as minhas próprias aulas de Educação Física escolar, sendo os meus próprios alunos os colaboradores. O estudo foi realizado durante as 16 aulas do primeiro bimestre do ano letivo de 2019. Para fazer o mapeamento (diagnóstico) do universo cultural dos alunos, percorri o bairro onde se localizava a escola e observei por duas semanas os discentes nos intervalos, nas entradas e saídas da escola. Além disso, apliquei um questionário aberto com a turma colaboradora. Esses dados foram decisivos, pois coletivamente, foi definido tematizar a manifestação corporal funk. As 16 aulas do projeto foram registradas em um diário de campo. Também utilizamos o seminário, como fonte de coleta de informações e discussões do grupo. A discussão dos dados da experiência didático-pedagógica ocorreu com base nos dados obtidos no mapeamento, no diário de campo, no seminário e nos registros fotográficos. Os resultados foram apresentados por meio de temáticas, discorrendo acerca dos planos de aula executados, dialogando com os dados do mapeamento, diário de campo e seminário, relacionando com autores e obras da área estudada. Dentre os resultados apreendidos do estudo, ressalto: a importância de tematizar os saberes culturais trazidos pelos alunos para emergir possiblidades didáticas fecundas e aprendizagens significativas; e a relevância de um trabalho pedagógico coletivo através do diálogo com os discentes. Conclui-se que, é possível promover o ensino e aprendizagem da dança na escola, de forma sistematizada e significativa, a partir da investigação da cultura corporal em dança da comunidade, das expectativas e necessidades dos estudantes com relação ao conteúdo, e da consideração dos conhecimentos prévios que eles trazem acerca desse saber. Assim sendo, essa experiência didático-pedagógica com as danças do funk, promoveu a leitura crítica e aprofundada da manifestação, oportunizou aos escolares a compreensão sócio-histórica e o acesso a outras representações dessa prática, permitindo a produção de outros aprendizados e significados dessa prática corporal pelos estudantes. Com vistas, a compreensão e o respeito com as diferenças culturais, em direção a formação de identidades democráticas.