Resumo
A Educação Física está presente no ensino profissional apenas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, com base na obrigatoriedade expressa pela Lei 10.328/2001. No contexto do IFSP ainda são poucos os estudos relacionados à Educação Física, evidenciando um campo carente e com necessidade de mais investigações. Diante dessa escassez de estudos, da crescente expansão dos cursos técnicos integrados e da ampla contratação de professores, o objetivo da presente pesquisa é analisar como tem se dado o ensino da Educação Física no IFSP. Orientada por uma pesquisa qualitativa com característica descritivo-interpretativa, o estudo envolveu a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de ensino técnico integrado ao médio de 33 campi e entrevista semiestruturada com 15 docentes da área. Na discussão dos resultados, apresentamos os retratos da Educação Física no IFSP com base em duas categorias de análise: 1. O que dizem os planos de ensino versus o que pensam os docentes; 2. Desafios e possibilidades no ensino da Educação Física no IFSP. Podemos apontar que os planos de ensino evidenciaram os seguintes objetivos, em consonância com as perspectivas docentes: a formação do cidadão crítico, a promoção da saúde e o ensino pautado nos conteúdos da cultura corporal de movimento. As diferenças se apresentaram em relação à maior preocupação dos docentes com a problematização de questões sociais atreladas às práticas corporais, em diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, em realizar um planejamento participativo para a escolha dos conteúdos e no ensino pautado nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. A metodologia evidenciou convergências entre os planos de ensino e as falas dos professores, ao apontar a defesa por aulas teóricas e práticas. Os docentes revelaram uma diversificação metodológica, bem como, de critérios avaliativos (conceitual, procedimental, atitudinal), com o entendimento de que a avaliação também serve para rever as próprias metodologias de ensino. Sobre os desafios para ensinar Educação Física no IFSP, foram denunciados: o restrito número de aulas de Educação Física, o comprometimento do espaço físico e dos materiais para a realização das aulas e as dificuldades de aproximação do componente curricular Educação Física com a área técnica do curso. Ainda que marcados por esses desafios, os docentes sinalizaram que vêm buscando desenvolver uma Educação Física que, de fato, possa contribuir com a formação humana dos estudantes. Nossa expectativa com a presente pesquisa é favorecer a elaboração de um referencial institucionalizado sobre o ensino da Educação Física no IFSP, numa perspectiva crítica. E, além disso, impulsionar novos estudos, especialmente sobre as aproximações desse componente com a área técnica e possibilidades interdisciplinares.