O Ensino da Ginástica na Educação Física: Uma Revisão Sistemática
Por Misma Lima Mariano (Autor), Maria Larissy da Cruz Parente (Autor), Jayme Félix Xavier Junior (Autor), Diego Luz Moura (Autor).
Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a produção sobre o ensino da Ginástica nas aulas de Educação Física entre os anos de 2006 e 2016. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática das publicações, consolidando um número de 18 artigos investigados ao final da triagem. Constatamos que, apesar de ainda insipiente, a produção acadêmica sobre a sistematização no ensino da Ginástica na Educação Física escolar aponta para uma melhoria na utilização dos métodos de ensino, a partir de reflexões críticas, organizações e interpretações de dados surgidos através das práticas desenvolvidas, afim de não se prender à metodologia de ensino tradicional.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação Física. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pdf/4.1.3_BNCC-Final_LGG-EF.pdf Acesso em: 10 nov. 2017
CHIQUETTO, Eliza; FERREIRA, Lílian Aparecida. O ensino de atividades circenses para alunos de 5ª. série. Motrivivência, v. 20, n. 31, p. 50-65, 2010.
CARAMÊS, Aline de Souza et al. Atividades circenses no âmbito escolar enquanto manifestação de ludicidade e lazer. Motrivivência, n. 39, p. 177-185, 2012.
DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, 2007.
FERNANDES, Carolina Noronha; MARTINS, Giorgia Enae. Circo da Escola: uma experiência de Estágio Supervisionado em Educação Física no 1º Ano do Ensino Fundamental. Motrivivência, v. 20, n. 31, p. 187-191, 2010.
FREITAS, Cintia de la Rocha; FRUTUOSO, Anderson Simas. Ginástica no Brasil: ausência na escola x ascensão na academia. Motrivivência, v. 28, n. 47, p. 278-289, 2016.
GONÇALVES Luiza Lana; LAVOURA, Tiago Nicola. O circo como conteúdo da Cultura Corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico - crítica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. 2011;19(4):77-88.
LIMA, Letícia Bartholomeu de Queiroz et al. A ginástica artística na proposta curricular para a educação física em São Paulo. Pensar a Prática, v. 18, n. 2, 2015.
LOQUET, Monique. Promoting artistic quality in rhythmic gymnastics: a didactic analysis from high performance to school practice. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 1, p. 145-158, 2016.
MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Ensino da ginástica na escola pública: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, v.27, n. 44, p. 164-176, 2015.
MERIDA, Fernanda; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MERIDA, Marcos. Redescobrindo a ginástica acrobática. Movimento, v. 14, n. 2, p. 155, 2008.
MOURA, Diego Luz et al. A ginástica como conteúdo da educação física escolar: análise em periódicos brasileiros. Salusvita, Bauru, v. 33, n. 2, p. 181-195, 2014.
ONTAÑÓN, Teresa Barragán et al. O debate pedagógico sobre a arte do circo na revista éducation physique et sport (1969-2015). Movimento (ESEF/UFRGS), v. 22, n. 2, p. 567-582, 2016.
PEREIRA, Flávio Medeiros et al. Os escolares detestam os conteúdos ginásticos nas aulas de Educação Física: motivos e alternativas. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 21, n. 2, p. 209-221, abr./jun. 2010.
PIZANI, Juliana; RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Cotidiano escolar: a presença de elementos gímnicos nas brincadeiras infantis-doi: 10.4025/reveducfis. v21i1. 7732. Journal of Physical Education, v. 21, n. 1, p. 115-126, 2010.
RAMOS, María Alejandra Ávalos et al. Gymnastics dispositions and skills: a case study listening to the voices of teachers. Science of Gymnastics Journal, 8(1), 57–70, 2016.
RAVAZZI, Lilian; CESÁRIO, Marilene. A Ginástica nos parâmetros curriculares nacionais. 4º CONPEF. Congresso Norte Paraense de Educação Física Escolar, 2009.
SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.
SCHIAVON, Laurita; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. A ginástica vai à escola. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 13, n. 3, p. 131-150, 2007.
SERON, Taiza Daniela et al. A ginástica na Educação Física escolar e o ensino aberto. Journal of Physical Education, v. 18, n. 2, p. 115-125, 2007.
SOARES, Carmem Lúcia. Educação Física: raízes europeias e Brasil. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2004.
VENDRUSCOLO, Cinthia Ramos Pereira. O circo na escola. Motriz: Revista de Educação Física, p. 729-737, 2009.