O Ensino da Ginástica Rítmica: em Busca de Novas Estratégias Pedagógicas
Por Fernanda Raffi Menegaldo (Autor), Marco Antonio Coelho Bortoleto (Autor).
Em Motrivivência v. 29, n 52, 2017. 14 Páginas.
Resumo
Este relato debate a experiência de uma ex-atleta, agora atuando como professora, no ensino da Ginástica Rítmica para crianças de cinco e seis anos de idade em um clube socioesportivo de Campinas-SP, cujo processo foi mediado por princípios pedagógicos utilizados comumente para a elaboração de composições coreográficas em grupos de Ginástica para Todos. A estratégia pedagógica relatada foi motivada, principalmente, devido ao desinteresse e à dispersão das alunas durante as aulas e pela consequente necessidade de mudanças. Dentre os resultados, destaca-se um aumento na participação e no envolvimento das ginastas, uma melhora no relacionamento entre elas e a professora e, ainda, um maior desenvolvimento quanto à autonomia e à capacidade de trabalho coletivo.