Resumo

Viñao (2008), apoiado em Goodson (2003), afirma que o currículo é um espaço de disputa constante entre diferentes grupos e tradições, composto por prescrições governamentais, livros, produções dos docentes, em constante interação com as práticas cotidianas concebidas no contexto escolar. Dentro das disciplinas escolares a educação física tem sido historicamente caracterizada pelo ensino de conhecimentos procedimentais, vinculada ao saber fazer das práticas corporais sistematizadas. Entretanto, desde a década de 1990, saberes conceituais das ciências humanas, especialmente da história e da sociologia, tem sido prescritos para comporem os planos de ensino da educação básica, acompanhando uma mudança no conceito da área. Rompe-se com a perspectiva pautada pela prática da atividade física, abrindo espaço para outra que defende que a educação física possui conhecimentos que devem ser apropriadas pelos estudantes na sua escolarização formal, sob a forma de conceitos, procedimentos e atitudes presentes nos esportes, danças, lutas, ginásticas, jogos, circo, capoeira etc. Tal mudança conceitual vem acompanhada por uma adequação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que passa a considerar, em seu artigo 23, a educação física um componente curricular obrigatório na educação básica. 

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