O Ensino da Dança Potencializando Processos Inclusivos Para Jovens e Adultos com Deficiência
Por Danielle Rodrigues (Autor), Laís Albuquerque Rodrigues (Autor), Thais Dalfiôr Zorzal (Autor), Maria das Graças Carvalho Silva Sá (Autor), Jolimar Cosmo (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Pesquisa qualitativa com aproximações etnográficas de caráter descritivo e exploratório, objetiva descrever e analisar o ensino da Dança para jovens e adultos com Deficiência Intelectual e suas interfaces com os processos inclusivos dos envolvidos. A perspectiva teórica parte da problematização das possíveis contribuições desta prática corporal, para que seus praticantes possam reconhecer seu corpo, o corpo do outro e, sua inter e intra-relação na/com a cultura contribuindo, assim, para sua capacidade de autonomia e emancipação nos diversos ambientes sociais. Os sujeitos participantes são oriundos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Vitória/ES, Pestalozzi e da comunidade, totalizando um grupo de 40 alunos.