O Ensino das Atividades Circenses na Educação Física Escolar: Algumas Reflexões
Por Marina Maiorano Colloca (Autor), Lílian Aparecida Ferreira (Autor), Glauco Nunes Souto Ramos (Autor).
Em VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
As atividades circenses são manifestações de práticas corporais, podendo, portanto se configurar como conteúdo da Educação Física escolar. Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi investigar como tal conteúdo estava sendo abordado nas aulas de Educação Física em uma escola da rede particular de ensino do interior de São Paulo. A abordagem metodológica se assentou na pesquisa qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada realizada com um docente de Educação Física, questionários aplicados a 15 alunos do 8º ano do ensino fundamental e observações de aulas. Constatamos que as atividades circenses já estavam presentes nos conteúdos propostos para as aulas de Educação Física. O professor trabalhava com aquilo que era acessado por suas experiências pessoais com circo. Os alunos se mostraram abertos e interessados ao conteúdo atividades circenses, evidenciando facilidades para alguns jogos e dificuldades para outros. Tais identificações também apontam para a necessidade de novas estratégias e metodologias que possam dialogar mais com este processo de ensino. As reflexões e apontamentos aqui identificados expressaram algumas possibilidades do trabalho com as atividades circenses na Educação Física escolar, podendo ser um ponto de acesso àqueles que vislumbram tal conteúdo.