Resumo

As atividades circenses são manifestações de práticas corporais, podendo, portanto se configurar como conteúdo da Educação Física escolar. Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi investigar como tal conteúdo estava sendo abordado nas aulas de Educação Física em uma escola da rede particular de ensino do interior de São Paulo. A abordagem metodológica se assentou na pesquisa qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada realizada com um docente de Educação Física, questionários aplicados a 15 alunos do 8º ano do ensino fundamental e observações de aulas. Constatamos que as atividades circenses já estavam presentes nos conteúdos propostos para as aulas de Educação Física. O professor trabalhava com aquilo que era acessado por suas experiências pessoais com circo. Os alunos se mostraram abertos e interessados ao conteúdo atividades circenses, evidenciando facilidades para alguns jogos e dificuldades para outros. Tais identificações também apontam para a necessidade de novas estratégias e metodologias que possam dialogar mais com este processo de ensino. As reflexões e apontamentos aqui identificados expressaram algumas possibilidades do trabalho com as atividades circenses na Educação Física escolar, podendo ser um ponto de acesso àqueles que vislumbram tal conteúdo.