Resumo

A educação física Escolar tem como objetivo trabalhar a cultura corporal de movimento. Para auxiliar neste ensino, tais conteúdos são distribuídos de maneira a serem trabalhados durante a educação básica. As danças de modo geral sempre foram um importante componente cultural da humanidade, no âmbito escolar a dança foi inserida no contexto da Educação Física, onde é possível trabalhar as danças folclóricas que contribuem com inúmeras possibilidades educacionais como: ampliação do vocabulário motor, capacidade imaginativa, bem como sua contribuição para a formação social, histórica e crítica dos educandos. O objetivo deste estudo é verificar o ensino das danças folclóricas nos anos iniciais do ensino fundamental analisadas no contexto das escolas Municipais de Montes Claros. Para composição da amostra foram selecionadas 12 escolas municipais, nas quais 10 professores responderam a um questionário com 4 questões abertas e 2 questões fechadas. Através dos resultados foi possível concluir que a dança folclórica esta inserida como conteúdo da Educação Física, porém fica restrita ao de mês de Agosto quando é comemorado o mês do folclore. Inúmeras foram as dificuldades citadas pelos professores ao ministrar aulas de danças folclóricas como: falta de estrutura, figurino, aceitação dos alunos e principalmente pela carência no processo de formação dos professores. As danças folclóricas são um conteúdo importante a ser trabalhado na formação dos professores, desta maneira precisa ser proporcionado aos professores conhecimento suficiente para que sintam segurança ao ministrá-las.

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