Resumo

Esta tese é resultado de um trabalho de investigação sobre o ensino das disciplinas esportivas coletivas, desenvolvido nos cursos de licenciatura para a formação de professores da educação básica, na área de Educação Física. O objetivo principal foi identificar e analisa'r o enfoque didático-metodológico aplicado pelos professores no ensino dessas disciplinas. O projeto inicial dessa pesquisa foi submetido ao Conselho de Ética da Universidade Federal de Goiás, o qual foi analisado e aprovado. O universo definido para este trabalho foram cinco cursos de licenciatura em Educação Física do Estado de Goiás, os quais possibilitaram a realização da pesquisa, permitiram as entrevistas com os docentes e observações de aulas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva, em que se realizou uma análise documental, referente ao projeto pedagógico do curso, currículo, ementas das disciplinas e planos de ensino das disciplinas esportivas coletivas. Essa análise foi complementada pelas entrevistas cQm os docentes responsáveis pelo ensino dessas disciplinas e observações de aulas nelas desenvolvidas. O estudo contou ainda com uma revisão teórica sobre a temática, para a qual foram utilizadas as obras de autores que abordam e discutem a questão da formação de professores, legislação, escola, Educação Física e esportes. A revisão teórica dessa tese possibilitou o diálogo com a pesquisa, oportunizando o estabelecimento de análises e apontamentos de fatos relevantes, destacados nas considerações finais, tais como o papel dos professores e gestores em relação ao desconhecimento no que se refere aos aspectos políticos (legalidade) que envolvem tanto a Educação, quanto a Educação Física e o Esporte; ao desconhecimento ou incapacidade de colocar em prática os estudos, as pesquisas e os conhecimentos pedagógicos das áreas em questão; e ao estranhamento acerca dos novos paradigmas e epístemologia que sustentam o ensino superior de uma forma geral.

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