Resumo

O estudo é um recorte da dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar os desafios para o ensino das lutas na Educação Física Escolar (EF), realizada em uma das 91 diretorias de ensino do Estado de São Paulo. Trata-se de pesquisa qualitativa. O estudo foi dividido em duas etapas: 1ª etapa – através de questionário on-line com questões abertas e fechadas o qual visou identificar os professores que trabalham com lutas na Educação Física escolar, bem como a opinião dos professores acerca do tema ; 2ª etapa: entrevistas semiestruturadas com quatro professores. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo dividas em 3 etapas: pré-análise, descrição da análise e interpretação dos referenciais acerca dos objetivos da pesquisa. A conclusão da pesquisa mostrou que a imposição do currículo foi um dos fatores que contribuíram para o ensino das lutas na escola, porém cada docente trouxe como destaque as suas estratégias didáticas e metodológicas para o trato com lutas na EF. Nas entrevistas os docentes apresentaram questões importantes que ainda precisam ser superadas para o trabalho com as práticas corporais de lutas na EF, sendo elas a falta de materiais, lugar adequado para as práticas, desconstrução de preconceitos relacionados ao ensino das lutas com brigas e violência. Os docentes também relataram que o planejamento para realização das aulas é fator relevante para o desenvolvimento das ações pedagógicas. Conclui-se que embora haja fragilidades na formação inicial e continuada dos professores, o trabalho com lutar tem sido realizado nas escolas estaduais, mesmo diante de desafios e dificuldades a serem superadas.

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