O ensino das lutas na educação física escolar Uma análise sistemática da inserção das práticas pedagógicas
Por Alex Sander Freitas (Autor), Kelly Bomfim da Silva Fernandes (Autor), Brunna Librelon Costa (Autor), Thiago Antônio Silva Campos (Autor).
Resumo
As lutas são uma excelente ferramenta para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo do aluno, além de nos trazer manifestações culturais que perpassam as épocas e que dão um significado maior as técnicas desenvolvidas. O objetivo deste estudo foi analisar os desafios e concepções das práticas pedagógicas das lutas na Educação Física escolar. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática, que busca reunir e examinar detalhadamente as pesquisas existentes sobre a inserção de práticas pedagógicas de lutas no ambiente escolar. As buscas foram realizadas nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, Bireme e Dialnet. Para a busca dos artigos, foram utilizados os termos "jogos de oposição, "lutas", "artes marciais", "esportes de combate" e "lutas na educação física", de forma conjunta. A análise dos estudos revela que a inserção das lutas no ambiente escolar é um tema repleto de desafios e oportunidades. O uso das metodologias pedagógicas proporciona experiências avançadas de autoconhecimento e interação social, além de permitir que os alunos compreendam o valor cultural e histórico das lutas.
Referências
ALENCAR, Yllah Oliveira et al. As lutas no ambiente escolar: uma proposta de prática pedagógica. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 23, n. 3, p. 53-63, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
COSTA, João Augusto Galvão Rosa; TERRA, Dinah Vasconcellos. A Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Desafios, experiências e possibilidades para o ensino das lutas na escola. Educação, Ciência e Cultura, v. 25, n. 2, p. 307-318, 2020.
DE-LA-TORRE-UGARTE, Mônica Cecilia; TAKAHASHI, Renata Ferreira; BERTOLOZZI; Maria Rita. Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 5, p. 1260-1266, 2011.
FERREIRA, Flávia Martinell; SILVA, Sorlei; FARIAS, Mayrhon José Abrantes. Tematizando a violência na escola por meio das lutas nas aulas de educação física. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 9, n. 3, p. 126-135, 2022.
FURTADO, Renan Santos; PINHEIRO, Elaine Cristina Monteiro; VAZ, Alexandre Fernandez. Lutas no Ensino Médio: conhecimento e ensino. Cadernos de Formação RBCE, v. 10, n. 1, 2019.
FURTADO, Renan Santos. Tensões, aprendizagens e reflexões no trato com as lutas na escola: relato de uma experiência de autoformação no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, v. 36, 2023.
GOMES, Mariana Simões Pimentel et al. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, v. 16, n. 2, p. 207-227, 2010.
GOMES, Mariana Simões Pimentel; SCARAZZATO, Juliana; FABIANI, Débora Jaqueline Farias. As aulas de educação física como espaço de ensino-aprendizagem das lutas: uma experiência docente. Cadernos do Aplicação, v. 36, 2023.
GOMES, Nathalia Chaves et al. O conteúdo das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a prática pedagógica da Educação Física escolar. Motrivivência, n. 41, p. 305-320, 2013.
LIMA JUNIOR, Hamilton Carlos de; CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto. Possibilidades das lutas como conteúdo na educação física escolar: o confrontamento em uma abordagem pedagógica com alunos de 6ª série em um colégio estadual do município de Guarapuava-PR. Cadernos de formação RBCE, v. 2, n. 1, 2011.
LOPEZ, Paulo Cesar Grulett; GOLIN, Carlo Henrique; RIBEIRO, Edineia Aparecida Gomes. O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia. Pensar a Prática, v. 22, 2019.
MARIANO, Eder Rodrigo et al. Artes marciais e esportes de combate na Educação Física Escolar: Interface Filosófica-Educacional na perspectiva discente. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. e1810715775-e1810715775, 2021.
NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa de; ALMEIDA, Luciano de. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento, v. 13, n. 3, p. 91-110, 2007.
NEVES, Kelvin Jhonn dos Santos. “Então vamos aprender a brigar, tio?”: Os jogos de oposição como possibilidade pedagógica no ensino das lutas na escola. Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Tocantis. 2021. Disponível em: < https://umbu.uft.edu.br/bitstream/11612/3240/1/TCC%20-%20%20Kelvin%20Jhon.pdf > Acesso em: 24 out.2024.
OLIVEIRA, André Luis de; GOMES, Fabio Rodrigo Ferreira; SUZUKI, Frank Shiguemitsu. Conceito dos tipos de lutas a partir de uma visão de cultura corporal. Universidade Nove de Julho em São Paulo. 2006. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Frank-Shiguemitsu-Suzuki-2/publication/266036943_CONCEITO_DOS_TIPOS_DE_LUTAS_A_PARTIR_DE_UMA_VISAO_DE_CULTURA_CORPORAL/links/54c3fb690cf219bbe4ecd896/CONCEITO-DOS-TIPOS-DE-LUTAS-A-PARTIR-DE-UMA-VISAO-DE-CULTURA-CORPORAL.pdf > Acesso em: 02 nov.2024.
OLIVEIRA, Marcelo Alberto de; SANTOS, Sérgio Luiz Carlos dos. Educação com jogos de oposição: uma análise sobre sua influência na motivação de alunos a virem a praticar lutas/esportes de combate. Educação e linguagem, v. 20, n. 2, p. 95-105, 2017.
OLIVEIRA, André Luiz Cyrino. Lutas e capoeira no ensino médio: possibilidades de prazer na educação física escolar. Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Sistema de Bibliotecas. 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Andre-Cyrino-2/publication/323547120_LUTAS_E_CAPOEIRA_NO_ENSINO_MEDIO_POSSIBILIDADES_DE_PRAZER_NA_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR/links/5a9c09f20f7e9be379680539/LUTAS-E-CAPOEIRA-NO-ENSINO-MEDIO-POSSIBILIDADES-DE-PRAZER-NA-EDUCACAO-FISICA-ESCOLAR.pdf > Acesso em: 31 out.2024.
PAULUCCI, Gabriel Costa. Artes Marciais, Lutas e Modalidades Esportivas de Combate como Ferramenta Pedagógica na Educação Física Escolar. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48004/1/ArtesmarciaisLutasemodalidadesesportivas_Paulucci_2017.pdf> Acesso em: 11 out.2024.
PEREIRA, Álex Sousa; OLIVEIRA, Marcelo Alberto de; PRODÓCIMO, Elaine. O ensino de lutas/artes marciais como uma prática de educação libertadora: entremeando círculos de cultura, situações-problema e jogos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 46, p. e20230068, 2023.
SANTOS, Rosane Barreto dos; BRASIL, Isabella Blanche Gonçalves. Vivenciando o conteúdo lutas na educação física escolar. Temas em Educação Física Escolar, v. 3, n. 1, p. 60-65, 2018.
SO, Marcos Roberto; BETTI, Mauro. Saber ou fazer? O ensino de lutas na Educação Física Escolar. IV Colóquio de pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: as Lutas no Contexto da Motricidade Humana. São Carlos-SP: Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana/UFSCar, p. 540-553, 2009.