Resumo

As lutas são uma excelente ferramenta para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo do aluno, além de nos trazer manifestações culturais que perpassam as épocas e que dão um significado maior as técnicas desenvolvidas. O objetivo deste estudo foi analisar os desafios e concepções das práticas pedagógicas das lutas na Educação Física escolar. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática, que busca reunir e examinar detalhadamente as pesquisas existentes sobre a inserção de práticas pedagógicas de lutas no ambiente escolar. As buscas foram realizadas nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, Bireme e Dialnet. Para a busca dos artigos, foram utilizados os termos "jogos de oposição, "lutas", "artes marciais", "esportes de combate" e "lutas na educação física", de forma conjunta. A análise dos estudos revela que a inserção das lutas no ambiente escolar é um tema repleto de desafios e oportunidades. O uso das metodologias pedagógicas proporciona experiências avançadas de autoconhecimento e interação social, além de permitir que os alunos compreendam o valor cultural e histórico das lutas.

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