Resumo

Objetivou-se analisar as percepções de professores do ensino superior no que se refere tanto aos contextos de formação profissional quanto à prática pedagógica das lutas na Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa, 5 professores de lutas no ensino superior participaram de entrevistas semiestruturadas (média de idade: 42,8, ±6,72). Emergiram duas categorias da análise de conteúdo: 1) fatores restritivos: formação deficiente, insegurança do professor, infraestrutura deficiente, falta de materiais para o ensino das lutas, carga horária insuficiente para a Educação Física, poucas informações sobre lutas na sociedade e associação com incitações à violência; 2) possibilidades: propostas de adaptação/inovação no ensino das lutas, produção de materiais didáticos sobre lutas e propostas de formação continuada. Dilemas que influenciam a prática pedagógica das lutas na Educação Física escolar apresentam origens na forma como elas são desenvolvidas no âmbito da formação, fato que sugere transformações que possam valorizá-las como manifestações da cultura corporal.

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