Resumo
O presente estudo objetivou investigar o ensino das manifestações folclóricas dançantes nas aulas de Educação Física na rede municipal de ensino em Maringá e propor uma intervenção pedagógica nesse ambiente. Para atender o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. A coleta de dados junto aos professores atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental ocorreu pela aplicação de questionário com oito questões abertas que versavam acerca da metodologia para o ensino das manifestações folclóricas dançantes; as dificuldades encontradas na proposição desse conhecimento; a receptividade dos educandos e contribuições desse conhecimento no processo formativo. Responderam ao questionário 53 professores. Na proposta de intervenção, com duração de nove encontros, participaram 19 alunos, matriculados no 5º ano do ensino fundamental. Os encontros tiveram como proposta possibilitar aos educandos o acesso aos conhecimentos referentes às manifestações folclóricas dançantes, bem como a possibilidade de experimentação rítmica dessas manifestações, por meio de apreciação de vídeos, vivências a partir das brincadeiras cantadas e cantigas de roda, maculelê e ciranda. Por meio da análise dos dados dos questionários, identificou-se a presença das manifestações folclóricas com foco para momentos pontuais no espaço escolar como para festas juninas e mostras culturais. Em relação aos estudantes, verificou-se desconhecimento das manifestações folclóricas dançantes e efetivo envolvimento no decorrer do processo de intervenção. Na trajetória da pesquisa, foi possível refletir sobre a realidade de tais manifestações no espaço escolar e sobre os encaminhamentos abordados pelos professores em sua prática pedagógica, bem como propiciar aos alunos participantes no processo de intervenção, conhecimento e vivências corporais sobre a temática. Ao concluir a pesquisa, constatou-se que o ensino do conteúdo acerca do nosso enfoque apresenta muitas possibilidades de aprendizagem, pensando na possibilidade dos alunos se sentirem motivados a apreender novos conhecimentos, relacionados ao nosso objeto de estudo.