Resumo

O ensino de Ciências nos anos iniciais no Ensino Fundamental em nosso país vem se constituindo em um desafio para educadores, pesquisadores, autoridades e a sociedade. Segundo Lorenzetti (2002, p.01) “A importância do ensino de ciências é reconhecida por pesquisadores da área em todo o mundo, havendo uma concordância relativa à inclusão de temas relacionados à Ciência e à Tecnologia nas séries iniciais”. Desta forma o ensino de Ciências deve oportunizar aos alunos, através do conhecimento científico, a possibilidade de compreender as relações com a natureza, bem como os recursos tecnológicos desenvolvidos pela sociedade. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, e os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s (BRASIL, 1997) o ensino de Ciências é entendido como sendo:Neste sentido nos PCN’s, (BRASIL, 1997) para o ensino de Ciências, foram sistematizados três eixos: o primeiro aspecto é o ambiente; o segundo o ser humano e a saúde e o terceiro os recursos tecnológicos. No primeiro há a perspectiva da capacitação por parte do aluno para que posteriormente construa o conhecimento acerca do meio ambiente e dos recursos naturais. Já no segundo é abordado o conhecimento sobre o desenvolvimento do corpo e o cuidado com a própria saúde, que envolvem os hábitos de higiene. No terceiro os alunos deverão desenvolver o conhecimento acerca da relação do homem com as tecnologias desenvolvidas pela sociedade.

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