Resumo


elisangela chaves

Resumo

A partir das prescrições e projetos de ensino produzidos para as instituições de ensino, como a escola e os cursos de formação de professores, na primeira metade do século XX no Brasil, há um conjunto de indícios, vestígios e memórias que tem nestes espaços a perspectiva de movimentos de ressignificações de discursos e práticas, sobre o corpo a ser educado. O ensino da dança nas prescrições curriculares em Minas Gerais é caracterizada pela educação corporal através do aprendizado de “cortesias”, “posições graciosas”, “ritmo”, da aquisição de “saúde e higiene”. Um movimento que na Legislação do Ensino de Minas Gerais, se inicia na reforma de 1925, na qual a dança é incluída como uma das práticas escolares dos conteúdos dos então chamados Exercicios Phisicos, que também compunham a nova proposta educacional. A dança na cultura escolar mineira, presente nas comemorações e festividades escolares, distingue-se das manifestações consideradas modernas, que neste período expressavam-se nos salões de festa, mas vislumbrava sua relação como saber para a vida social.

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