Resumo
O presente estudo resulta de uma articulação entre o modelo dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC) com os estilos de ensino Recíproco (R), Produção Divergente (PD) e Descoberta Guiada (DG) no processo de ensino-aprendizagem de handebol e futsal com uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Senador Canedo. Desta feita, o objetivo geral foi elaborar, aplicar e avaliar uma unidade didática para o ensino de esportes de invasão com foco em handebol e futsal, tendo como princípios os orientadores, os JDC e os estilos de ensino R, PD e DG. Por sua vez, o objetivo específico foi vislumbrar alternativas didáticas com potencial para auxiliar o engajamento e aprendizagem dos alunos a partir do modelo de ensino e estilos usados. No tocante aos procedimentos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, orientada pelo método da pesquisa-ação. Na coleta de dados, empregamos as técnicas da observação participante para o conjunto das dezesseis aulas e três grupos focais com os alunos, que ocorreram no início, meio e fechamento das aulas. Posterior a implementação da pesquisa, analisamos os dados coletados por meio da técnica de análise de conteúdo a partir das categorias: participação e aprendizagem e adequações didático-pedagógicas. Acerca dos estilos de ensino, os resultados desta revelaram que o estilo de ensino R mostrou-se benéfico para o aprendizado na etapa de ensino pesquisada, mobilizando os alunos ao iniciar-se de um comportamento de aprendizagem mais ativo e colaborativo. Já os estilos de ensino PD e DG foram vantajosos para os alunos com maior conhecimento sobre o esporte, porém foram restritos aos demais alunos, por exigirem maior demanda cognitiva e experiência por parte do professor. Diante disso, os resultados conduzem a centralidade de três aspectos vinculados ao ensino e aprendizagem. Sendo eles: 1) o tempo necessário para o desenvolvimento dos estilos de ensino e dos saberes de jogo a eles vinculados; 2) o nível de experiência do professor no manejo do modelo JDC e estilos de ensino e 3) as características próprias de uma cultura escolar com aspectos limitadores para o ensino e aprendizagem com base em um formato de ensino ativo.