O ensino de lutas na escola e a dimensão atitudinal Uma revisão sistemática
Por George Almeida Lima (Autor).
Resumo
O ensino de lutas na escola é uma temática complexa e dinâmica e que requer aprofundamentos e reflexões. A análise das dimensões do ensino, pautadas nos processos histórico-culturais e atitudinais, devem ser elencadas para que os processos de ensino não considerem, exclusivamente, o viés procedimental. Nesse sentido, este estudo objetiva, a partir de uma revisão sistemática pautada no estado da arte, refletir e analisar sobre o ensino de lutas na Educação Física escolar a partir da dimensão atitudinal. Esse recurso possibilita a síntese de estudos dispostos na literatura, contribuindo para o desenvolvimento de novas discussões sobre fenômenos específicos. Destaca-se que se deve considerar a utilização de metodologias de ensino ligadas à dimensão atitudinal, considerando o desenvolvimento de comportamentos centrados em valores morais, sociais e filosóficos, o que pode contribuir para a promoção de relações sociais harmônicas e a formação cidadã.
Referências
BAIO, Cristina Gil de Carvalho et al. Estratégias participativas construídas entre estudantes e a professora nas aulas de educação física. Motricidades: Revista da sociedade de pesquisa qualitativa em motricidade humana, v. 7, n. 2, p. 117-127, 2023.
BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal do esporte. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2007.
BRANDL, Carmem Elisa Henn; BOELHOUWER, Cristiane; GUIOSI, Kymberli Nadine. Práticas pedagógicas inovadoras: as lutas como conteúdo da educação física no ensino médio. Caderno de educação física e esporte, v. 16, n. 1, p. 89-98, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using the maticanalysis in psychology. Qualitative research in psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.
CORREIA, Walter Roberto. Educação física escolar e artes marciais: entre o combate e o debate. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 29, p. 337-344, 2015.
COSTA, João Augusto Galvão Rosa; TERRA, Dinah Vasconcellos. A educação física nos anos finais do ensino fundamental: desafios, experiências e possibilidades para o ensino das lutas na escola. Educação, ciência e cultura, v. 25, n. 2, p. 307-318, 2020.
CRUZ, Fabielle Rocha; FERREIRA, Jacques de Lima. Estudos de revisão em educação: estado da arte e revisão sistemática. Revista espaço pedagógico, v. 30, p. e11512-e11512, 2023.
CYNARSKI, Wojciech J.; JOHNSON, John A. The amalgamation of eastern and western philosophies within Idokan Karate. Revista de artes marciales asiáticas, v. 18, n. 2, p. 66-79, 2023.
DAL LAGO, Aline; MARCON, Daniel. Relações entre a prática pedagógica de professores e as proposições dos parâmetros curriculares nacionais. Cinergis, v. 13 n. 2, p. 8-20, 2012.
FERREIRA, Carla da Silva et al. O ensino das lutas na educação física escolar: um estado do conhecimento de estudos brasileiros. Journal of physical education, v. 34, p. 1-14, 2023.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMA, George Almeida; FABIANI, Débora Jaqueline Farias. Reflexões sobre o ensino das lutas na escola a partir das dimensões do conteúdo: uma revisão integrativa. Motrivivência, v. 35, n. 66, p. 1-18, 2023.
LIMA, George Almeida. Ensino das lutas na escola: um estudo com professores de educação física da cidade de Campos Sales/CE. Temas em educação física escolar, v. 6, n. 1, p. 71-86, 2021.
LIMA, George Almeida; PEREIRA, Marcos Paulo. Contribuições das lutas nas aulas de educação física. Journal of sport pedagogy & research, v. 9, n. 2, p. 4-13, 2023.
LIMA, George Almeida et al. Estratégias de ensino da esgrima na educação física escolar: uma revisão integrativa. Revista valore, v. 7, p. 1-11, 2022.
LIMA, George Almeida; MAIA, Francisco Eraldo da Silva. Os impactos da arte marcial no comportamento dos seus praticantes. Revista Interfaces, v. 9, n. 2, p. 1098-1104, 2021.
LOPEZ, Paulo Cesar Grulett; GOLIN, Carlo Henrique; RIBEIRO, Edineia Aparecida Gomes. O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de educação física da fronteira Brasil-Bolívia. Pensar a prática, v. 22, p. 1-12, 2019.
MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. As três dimensões do conteúdo na educação física: tematizando as lutas na escola pública. Conexões, v. 11, n. 4, p. 195-211, 2013.
MALDONADO, Daniel Teixeira et al. Indícios de mudanças na prática pedagógica dos professores de educação física escolar: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, vol. 22, n. 1, p. 77-92, 2018.
MARIANTE NETO, Flávio Py; VASQUES, Daniel Giordani. Ética no ensino de lutas na escola: considerações e reflexões de uma pesquisa-ação. Cadernos de formação RBCE, v. 14, n. 1, p. 43-54, 2024.
MARTINKOVA, Irena; PARRY, Jim; VÁGNER, Michal. The contribution of martial arts to moral development. Ido movement for culture, v. 19, n. 1, p. 1-8, 2019.
MOURA, Diego Luz et al. As lutas na educação física escolar: uma análise sobre a BNCC. In: ANTUNES, Marcelo Moreira.; MOURA, Diego Luz (Orgs.). Dialogando com as lutas, artes marciais e esportes de combate. Curitiba, PR: CRV, 2021.
RODRIGUES, Alba Iara Cae et al. Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as lutas. Journal of physical education, v. 28, n. 1, p. 1-14, 2017.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, v. 11, n. 1, p. 144-170, 2013.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A tematização das lutas nas aulas de educação física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC. Olhar de professor, v. 25, p. 1-20, 2022.
SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian journal of physical therapy, v. 11, p. 83-89, 2007.
SILVA, Jaqueline da et al. Conteúdos e suas dimensões na educação física escolar no ensino fundamental: um estudo de revisão. Movimento, v. 28, p. 1-21, 2022.
SILVA, Mauro Sérgio; BRACHT, Valter. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física escolar. Kinesis, v. 30, n. 1, p. 80-94, 2012.
TRUSZ, Rodrigo Augusto; NUNES, Alexandre Velly. A evolução dos esportes de combate no currículo do Curso de Educação Física da UFRGS. Movimento, v. 13, n. 1, p. 179-204, 2007.
VASQUES, Daniel Giordani; MARIANTE NETO, Flávio Py Mariante; FREITAS, Maitê Venuto. Ensino de lutas na educação física escolar: relatos de uma pesquisa-ação. Revista ibero-americana de estudos em educação, v. 18, p. 1-17, 2023.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Parto Alegre, RS: Artmed, 1998.