O Ensino de Skate no Ensino Fundamental na Visão de Pais e Alunos
Por Luana Mari Noda (Autor), Mariana Ardengue (Autor), Alessandra Vieira Fernandes (Autor), Silvana dos Santos (Autor), Gabriele Renata de Carvalho Ferreira (Autor), Giuliano Gomes de Assis Pimentel (Autor).
Resumo
Introdução: As experiências corporais, como as atividades de aventura, podem constituir uma proposta de ensino capaz de melhorar diversos aspectos atrelados ao desenvolvimento humano (cognitivo, afetivo, social e motor). Objetivo: Esse estudo caracterizou a avaliação dos pais sobre o ensino de skate em escolares. Metodologia: Foram ministradas aulas de skate durante o primeiro semestre de 2015 para alunos do 3º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação Pedagógica. As aulas ocorreram três vezes por semana com duração de uma hora. A turma era composta por 21 alunos com faixa etária de 8-10 anos de idade. As aulas de skate compreendem conteúdos como o equilíbrio sobre o skate, a remada no skate, a frenagem (referente ao freio) e as manobras. Após a efetivação dos conteúdos das aulas foi aplicado um questionário aos pais. As questões foram referentes à expectativa dos pais ao autorizar a criança a participar da aula, ao que as crianças costumam comentar sobre a participação nas aulas e quais as habilidades que a criança apresentou fora da escola a partir do que aprendeu nas aulas de skate. Os resultados foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Concernente às expectativas, constatou-se a prática esportiva (37%), a melhoria nas habilidades motoras (24%), o aprendizado da criança (11%), a interação com outras crianças (10%), a diversão da criança (10%), a melhora do comportamento da criança (8%); e 3% não apresentaram interesse. Em relação aos comentários das crianças foi evidenciado que 54% das crianças relataram gostar das aulas, 27% demonstraram entusiasmo e 19% citaram as dificuldade e facilidades em relação às atividades. No tocante às habilidades aprendidas, os pais destacam a melhoria das habilidades motoras (37%), o progresso no desenvolvimento de outras atividades (34%) e a confiança em si e na realização de outras práticas (29%). Considerações finais: Os resultados indicaram o skate como uma prática esportiva atrativa para as crianças, contribuindo na melhoria das habilidades motoras. Diante do questionário podemos perceber a possibilidade de desenvolver e estudar essa atividade de aventura no ambiente escolar.