O ensino de vôlei de praia: análise das intervenções pedagógicas diante da relação jogador-jogo no programa segundo tempo universitário, Ufam, Manaus
Por Lucas Leonardo (Autor), Tathyane Krahenbühl (Autor), Isabela Drumond Barbosa (Autor), Vitoria Miranda dos Santos (Autor), Giovanna Silva Lima (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
: O voleibol se tornou uma modalidade esportiva amplamente conhecida e praticada no Brasil. Algumas características inerentes do jogo aumentam a dificuldade de ensiná-lo de maneira adequada. Portanto, as formas de ensino da modalidade assumem um papel crucial nesse processo. É fundamental que uma proposta pedagógica baseada no ato de jogar considere a relação entre o jogo e o jogador. A atitude do professor é crucial, devendo aprender com o aluno, compreender suas necessidades e adaptar o jogo conforme necessário. Objetivo: Analisar as aulas de vôlei de praia nos níveis iniciante e avançado do Programa Segundo Tempo Universitário. Metodologia: Para realizar este estudo, contamos com a participação de dois professores em formação no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus. As análises foram conduzidas por meio de uma abordagem qualitativa de investigação. Resultados: Através da elaboração de um caderno de atividades, foi proposta uma atividade (mini vôlei) para turmas de nível iniciante e avançado. Na turma avançada, o Professor 1 ajustou a atividade, mudando o número de participantes e implementando um rodízio para maior envolvimento dos alunos, além disso, buscou desafiá-los a realizar os três fundamentos (recepção, levantamento e ataque). Na turma iniciante, o Professor 2 seguiu o planejamento original, pois ao alterar a regra para que a bola fosse passada após o terceiro toque, o jogo perdeu ritmo. A professora então ajustou a regra para permitir a passagem da bola com pelo menos dois toques, restabelecendo a dinâmica da atividade. Conclusão: Os resultados destacam a importância de uma sensibilidade passível dos professores para promover um ambiente de aprendizado dinâmico. Observou-se que, enquanto um professor foi mais restrito nas adaptações da atividade, o outro adotou diversas estratégias, buscando ser um professor que vai além das orientações colocadas em um plano de aula.