O Ensino do Basquetebol na Educação Física Escolar: Uma Revisão Sistemática
Por João Vitor Dias Dutra (Autor), Kleyton Alves Campos (Autor), Tathyane Krahenbühl (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi produzir uma revisão sistemática sobre o ensino do basquetebol na escola, com ênfase na educação física escolar. Foram buscados artigos nas bases de dados da Scielo e do Portal de Periódicos da CAPES, no período de 2010 até 2021. Após o processo de seleção, aplicados os filtros e os critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos 12 artigos na revisão. Os estudos incluídos foram analisados em duas esferas: a) caracterização da produção científica incluída no estudo e b) objetivos e resultados dos artigos encontrados, esta ultima se dividiu em temáticas emergentes das respectivas pesquisas tais como propostas e métodos de ensino do basquete, formação/percepção dos professores para o ensino do basquete na escola, motivação e interesse dos alunos para participar das aulas de basquete, gênero e valores. Observamos uma tendência nas propostas de o ensino pautado na combinação de métodos, e as finalidades das propostas em aumentar o interesse dos estudantes para participação nas aulas, e a inclusão e reflexão sobre gênero nas aulas de esportes.