Resumo
A disciplina de basquetebol torna-se uma constante em todos os currículos dos Cursos de Educação Física, uma vez que integra o quadro dos desportos coletivos mais praticados. Este estudo pretendeu identificar quanto as variadas denominações, número de disciplinas oferecidas por curso, carga horária, créditos, fase, ementa, metodologia e formas de avaliação, recursos didáticos, bibliografia básica e complementar, autores mais citados e instalações físicas e materiais disponíveis para ministrá-la. No ano de 2004, vinte e dois Cursos de Graduação em Educação Física, eram oferecidos, sendo nêles ministradas 31 disciplinas relacionadas a esta modalidade. Dentre estas o nome mais comum (35,5%) foi Basquetebol, seguida de Metodologia do Ensino de Basquetebol (16,1%) e Prática Pedagógica do Basquetebol (12,9%). A maioria dos Cursos (59,1%) ministra apenas uma disciplina de basquetebol, porém 40,9% oferecem duas disciplinas. A carga horária em 54,8% concentra-se em 60 horas/aula, porém varia de 30 até 96 horas/aula. Todas as disciplinas são de caráter obrigatório na grade curricular de cada Curso. A maior parte (66,7%) possuem quatro créditos semanais, sendo ministradas da terceira à sexta fase em sua maioria. Os assuntos mais abordados foram noções gerais de regaras, súmula e arbitragem (77,4%), histórico e evolução do basquetebol (54,8%), sistemas de ataque e defesa (45,2%), fundamentos (41,9%) e aspectos táticos (32,3%). Quanto a metodologia 93,8% das disciplinas são através de aulas expositivas, sendo que em 87,5% são adotadas aulas práticas e em 62,5% saão adotados trabalhos. Quanto a avalição, 75% adotam provas escritas e 62,5% adotam provas práticas. Referentes aos recursos didáticos 81,8% utilizam materiais esportivos nas aulas práticas, 81,8% utilizam vídeos, 63,6% utilizam transparências e 54,5% adotam textos, ainda 18,2% utilizam internet e somente 9,1% utilizam data show e ou quadro magnético. Quanto a bibliografia básica, registra-se que as obras de DAIUTO, MB(1974)- Basquetebol- Metodologia de Ensino, seguida do livro Basquetebol-Técnicas e Táticas: uma abordagem DidáticoPedagógica (FERREIRA & DE ROSE, 1987), são mais utilizados nas disciplinas. Dentre os autores mais citados destacam-se Moacir Daiuto e Dante de Rose Júnior. Constatase que as disciplinas são muito similares, o que nos leva a inferir que talvez seja fator que contribua para a limitação técnica-científica e pedagógica que esta modalidade enfrenta no Estado.