O Ensino do Conteúdo Ginástica na Educação Física Escolar Por Intermédio da Pedagogia Histórico-crítica
Por Oelgnandes Santos Júnior (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência realizado dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência, vinculado à Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer da Universidade Federal do Pará, intitulado, “A Cultura Corporal como possibilidade metodológica para o ensino da Educação Física no ensino fundamental e médio”, temos como lócus de intervenção a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Luiza da Costa Rêgo. Objetivos: Propor o ensino do conteúdo Ginástica por intermédio da pedagogia histórico-crítica no ambiente escolar. Desenvolver os conteúdos propostos nas aulas de Educação Física. Possibilitar a ampliação do conhecimento sobre o conteúdo ginástica. Metodologia: A metodologia baseou-se na Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani (2008), logo, toda a atuação foi formulada na concepção dessa teoria pedagógica. Instrumentalizamos os alunos com fundamentos básicos da Ginástica como, equilíbrio e saltos. Após esse primeiro momento desenvolvemos as aulas com os movimentos mais específicos da ginástica como Rolamentos, Parada de Mão e a Rondada. Resultados: os resultados que constatamos foram uma compreensão mais ampla sobre o conteúdo, uma vez que possibilitamos a aprendizagem teórico-prática do mesmo, tendo em vista uma análise dos processos de gênese e desenvolvimento da ginástica que pressupõe o domínio de suas técnicas e suas classificações ao longo do tempo, bem como, de sua função social.