Resumo

Ao longo da história, os jogos vêm se estabelecendo como uma das produções culturais da humanidade e suas origens transitam no campo das significações. Por se fazer presente ainda em nossos dias e integrar as manifestações da cultura corporal de movimento, os jogos acabaram se tornando um dos conteúdos a ser ensinado nas aulas de Educação Física. Todavia, muitas vezes, os jogos são concebidos e utilizados apenas como estratégia de ensino para o desenvolvimento de outros conteúdos. Para, além disso, a associação dos jogos com o universo infantil também tem contribuído para tornar invisível este conteúdo no Ensino Médio. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar uma proposta de ensino com o conteúdo jogos nas aulas de Educação Física junto a estudantes do Ensino Médio integrado ao técnico de uma instituição escolar pública do interior de São Paulo. A abordagem metodológica empreendida foi a pesquisa-ação, envolvendo a participação da pesquisadora (também professora da turma) e dos estudantes durante todo o processo. Os dados foram coletados por meio de diários de aula; rodas de conversas, captadas em áudio e questionários. Os participantes foram 35 estudantes de uma turma de segundo ano do Ensino Médio. Os resultados nos remeteram a dois eixos de análises: 1. Jogos: memória e compreensão no desenvolvimento do conteúdo, interesse e participação dos estudantes nas aulas de Educação Física Escolar; 2. Possibilidades e desafios no desenvolvimento dos jogos enquanto conteúdo escolar da Educação Física. As memórias dos jogos, na infância, escola e nas aulas de Educação Física durante o Ensino Fundamental apresentadas pelos estudantes, revelaram que estes jogavam nas ruas, nas casas de parentes e com os amigos na escola. Contudo, o desenvolvimento do conteúdo jogos nas aulas de Educação Física trouxe uma contextualização aos estudantes na relação com tempo, espaço e sociedade, bem como, contribuiu para despertar curiosidade, vontade de jogar e senso crítico. Houve ainda significativa aproximação entre os conteúdos jogos e esportes, tratando-os como sinônimos e sempre associados à união de pessoas, ao encontro, ao jogar junto. Dentre os desafios e possibilidades para o ensino dos jogos junto aos estudantes do Ensino Médio integrado ao técnico, a reconfiguração dos jogos, enquanto conteúdo das aulas, se mostrou como desafio, já que sua associação ao esporte ou à estratégia de ensino vem marcando a trajetória dos estudantes ao longo da educação básica e a da própria formação da professora-pesquisadora deste estudo. Enquanto possibilidades, o desenvolvimento dos jogos se revelou como um conteúdo com potencial de mobilização e envolvimento dos estudantes nas aulas, ampliando suas participações e contribuindo para uma apropriação deste conteúdo em diálogo com as realidades dos jovens.

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