O ensino do esporte nas propostas pedagógicas de Educação Física: Um relato de experiência
Por Carlos Fernando Ferreira da Cunha Júnior (Autor).
Em III EnFEFE - Encontro Fluminense de Educação Física Escolar
Integra
Este trabalho objetiva apresentar e analisar uma experiência metodológica de ensino do esporte enquanto conteúdo da educação física no ensino fundamental e médio. Tratou-se de um curso de aperfeiçoamento (intensivo) em ‘desporto escolar’, ministrado para alunos e alunas da graduação em Educação Física (a partir do sexto período) da Universidade Federal de Juiz de Fora, que procurou apresentar, experimentar e analisar algumas das propostas pedagógicas elaboradas para a educação física que utilizam o esporte como um dos seus conteúdos.
O aperfeiçoamento consiste num curso que objetiva aprofundar uma determinada temática, em nosso caso, o ‘desporto escolar’. O curso teve caráter intensivo, ou seja, foi ministrado durante as férias, com aulas diárias de quatro horas de duração, abrangendo um total de sessenta horas/aula.
As propostas pedagógicas selecionadas, discutidas e experimentadas durante o curso foram: o Desenvolvimentismo (KRUG, 1997; Tani et al, 1988), a Promoção da Saúde (FARINNATI, 1994; FERREIRA, 1996), a Cultura Corporal (COLETIVO DE ATORES, 1993) e, ainda, o esporte sob a ótica da aptidão física e na concepção de aulas abertas às experiências (GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO UFPe-UFSM, 1991).
Outros temas ainda foram trabalhados durante o curso, como (1) aspectos sociológicos do esporte e da educação física e (2) questões de gênero.
É importante ressaltar que a metodologia utilizada no curso utilizou a história do esporte e da educação física no Brasil como a base para a tematização e análise das propostas pedagógicas. Assim, partimos das primeiras aproximações ocorridas no Brasil entre o esporte e a educação física, datadas no século XIX, até os atuais anos noventa, período em que já se encontram sistematizadas propostas curriculares de educação física que têm o esporte como um de seus conteúdos, assim como suas críticas.
As estratégias do curso envolveram (1) a leitura e discussão de textos referentes às propostas pedagógicas e de artigos sobre elas; (2) aulas expositivas; (3) a elaboração, experimentação e discussão de aulas sob a ótica de cada uma das propostas; (4) a projeção e discussão de filmes e documentários que tematizam o esporte sob aspectos gerais; e (5) um júri simulado envolvendo uma discussão sobre questões de gênero.
O curso foi elaborado com o objetivo de fazer com que os/as alunos/as percebessem que existem possibilidades de se utilizar o esporte nas aulas de educação física do ensino fundamental e médio numa perspectiva crítico-superadora, ou seja, que vise questionar as injustiças presentes em nossa sociedade - seja de classe, raça, gênero e outras - com vistas a um reordenamento social justo e fraterno. Daí a importância da abordagem histórica e da categoria historicidade que visou fazer com que eles/elas se percebessem enquanto sujeitos ativos e construtores da educação física e da sociedade brasileira.
Os/As alunos/as relataram que, anteriormente ao curso, seu contato com as propostas pedagógicas tinha se dado de maneira superficial. A maioria não conhecia todas as propostas e sua maior dificuldade era elaborar e ministrar aulas que envolvessem o conteúdo esportivo para além da perspectiva da aptidão física ou do Desenvolvimentismo. Para grande parte dos/as alunos/as, o ensino do esporte nas escolas era visto exclusivamente com os objetivos de (1) desenvolver as qualidades físicas das crianças e jovens, visando sua ‘saúde’; e de (2) ensinar e treinar suas habilidades motoras tendo o gesto desportivo como o padrão de movimento a ser alcançado.
Com o desenvolvimento do curso, parece que estas perspectivas foram sendo ampliadas e o esporte passou a ser encarado pelo grupo como um meio educativo relacionado à dimensão ética (dos valores) do conhecimento e intervenção da educação física.
Segundo eles/elas, o ponto alto do curso foi a articulação realizada entre ‘teoria e prática’, já que, além de tomarem contato com os fundamentos ‘teóricos’ das propostas pedagógicas, foi possibilitado pensar na elaboração de aulas ‘práticas’, utilizando o esporte como conteúdo. Assim, a partir da experimentação das aulas sob a ótica de cada proposta, foi possível perceber com clareza seus objetivos e, principalmente, suas limitações.
O grupo concluiu que, dentre as propostas pedagógicas tematizadas, a cultura corporal é aquela que mais avança no sentido de utilizar o esporte nas escolas na perspectiva crítico-superadora. No entanto, houve dificuldade em perceber que a cultura corporal pode ir além de um discurso crítico sobre o movimento, e que pode incorporar, na dinâmica interna do próprio movimento, o desenvolvimento e a experimentação crítica de valores como individualismo, cooperação, apropriação, distribuição, competição, solidariedade, liberdade e submissão.
Notas:
1. O trabalho foi realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora.
2. Endereço do Prof. Ms. Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior
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Telefone: 4479120
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