Resumo

Introdução: Frequentemente o processo de ensino/treinamento do futebol está atrelado a um conhecimento empírico, baseado no senso comum e sem um embasamento de maior relevância científica. Como alternativa a esta realidade, a Praxiologia Motriz surge como uma base de suma importância para auxiliar na compreensão dos conteúdos centrais para o ensino do futebol. Objetivo: Propiciar uma referência para o ensino do futebol a partir dos conhecimentos da Praxiologia Motriz e das possibilidades que a assimilação do conceito de Ação Motriz proporciona. Metodologia: Caracteriza-se por um trabalho teórico, de cunho qualitativo, onde os dados coletados são descritivos, a preocupação com o processo é maior do que com o produto e a análise de dados caracteriza-se por um processo indutivo. Resultados: Ao se pensar a estruturação do futebol a partir da Praxiologia Motriz, as Ações Motrizes emergentes do jogo se constituem como conteúdo central. Pode-se perceber quais são elas e como se caracterizam a partir de cada um dos papéis que o participante pode exercer durante o jogo, sendo eles: jogador com a bola, jogador sem a bola da equipe que detém a posse e jogador da equipe que não detém a posse. A partir de tal, compreende-se como cada Ação Motriz ocorre no contexto das interações de oposição e cooperação, elementos presentes em todos os momentos do contexto do jogo. Conclusões: Aprofundado o conhecimento sobre as Ações Motrizes presentes no futebol, irá se obter um alicerce fidedigno sobre o qual se pode construir uma proposta para o ensino deste esporte. Ao se compreender os papéis que o jogador pode exercer, as Ações Motrizes possíveis (subpapéis) para cada um deles e o contexto que essas ações se dão a partir das interações, obtém-se critérios para que ensine os conhecimentos realmente importantes e necessários para atuar no futebol.

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