Resumo

Este estudo é um relato de experiência da relação universidade-escola do subprojeto “Práticas Corporais como Ações Humanas no Tempo e no Espaço”, do Programa Residência Pedagógica, que tem por objetivo articular as práticas corporais em diálogo com o exposto na Lei 11.645/08 com o conteúdo futebol no componente curricular Educação Física. Os referenciais teórico-metodológicos adotados foram a Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2006), a abordagem Crítico-Superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992) e um quadro de teóricos da educação para relações étnico-raciais (ERER). Metodologicamente, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997). Constatou-se que a história da origem do futebol foi de exclusão para pessoas com cor de pele retinta e pobre, pois representava gostos e estilos de vida da elite. A tensão racial e de classe tornou o futebol popular. Conclui-se que aplicar a ERER nas aulas de Educação Física é indispensável, uma vez que as práticas corporais de matriz africana e indígena estão presentes no cotidiano. Portanto, os estudantes têm o direito de vivenciar e aprender sobre a história e cultura desses povos que participaram e participam ativamente da formação da identidade nacional.

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