O Ensino do Handebol na Escola: Uma Proposta Pautada nas Novas Abordagens da Pedagogia do Esporte
Por Mayara de Sena Cagliari (Autor), Guy Ginciene (Autor), Mateus Henrique Servilha de Lucca (Autor), Fernanda Moreto Impolcetto (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: Atualmente, muitos estudos têm se desenvolvido no âmbito das novas abordagens para o ensino dos esportes na Educação Física escolar. Contudo, verifica-se que a prática pedagógica desenvolvida nas aulas ainda possui fortes características tradicionais devido à constituição histórica da área. Por conta disso, pesquisas recentes tem buscado superar essa visão, de modo que o ensino dos esportes vise à formação integral dos alunos. Objetivo: Elaborar e implementar uma unidade didática para o ensino do handebol na Educação Física escolar, pautando-se nas novas abordagens da Pedagogia do Esporte. Desenvolvimento: Uma unidade didática para o ensino do handebol foi elaborada agregando elementos de três abordagens da Pedagogia do Esporte: Teaching Games for Understanding (abordagem centrada nos jogos), Teaching Personal and Social Responsibility (trabalho de valores – respeito) e o Sport Education (educar os alunos de uma forma global para o esporte, ou seja, ensinando e desenvolvendo “todas” as possibilidades que o esporte oferece, desde a de praticante até a de espectador). Ela conteve 17 aulas de 45 min, que foram implementadas em uma escola privada do município de São Paulo, para 12 alunas do 6º ano do ensino Fundamental II. Conclusão: As abordagens utilizadas apresentaram-se como estratégias positivas para o ensino do handebol na Educação Física escolar, além disso, propiciaram as alunas: o desenvolvimento da autonomia e da resolução de conflitos ao trabalhar em equipe, consciência tática sobre as ações em jogo, estabelecimento de estratégias, entre outros aspectos.