Resumo

Introdução: Atualmente, muitos estudos têm se desenvolvido no âmbito das novas abordagens para o ensino dos esportes na Educação Física escolar. Contudo, verifica-se que a prática pedagógica desenvolvida nas aulas ainda possui fortes características tradicionais devido à constituição histórica da área. Por conta disso, pesquisas recentes tem buscado superar essa visão, de modo que o ensino dos esportes vise à formação integral dos alunos. Objetivo: Elaborar e implementar uma unidade didática para o ensino do handebol na Educação Física escolar, pautando-se nas novas abordagens da Pedagogia do Esporte. Desenvolvimento: Uma unidade didática para o ensino do handebol foi elaborada agregando elementos de três abordagens da Pedagogia do Esporte: Teaching Games for Understanding (abordagem centrada nos jogos), Teaching Personal and Social Responsibility (trabalho de valores – respeito) e o Sport Education (educar os alunos de uma forma global para o esporte, ou seja, ensinando e desenvolvendo “todas” as possibilidades que o esporte oferece, desde a de praticante até a de espectador). Ela conteve 17 aulas de 45 min, que foram implementadas em uma escola privada do município de São Paulo, para 12 alunas do 6º ano do ensino Fundamental II. Conclusão: As abordagens utilizadas apresentaram-se como estratégias positivas para o ensino do handebol na Educação Física escolar, além disso, propiciaram as alunas: o desenvolvimento da autonomia e da resolução de conflitos ao trabalhar em equipe, consciência tática sobre as ações em jogo, estabelecimento de estratégias, entre outros aspectos.

Acessar