Resumo


Introdução: Com o handebol é possível trabalhar várias maneiras e é muito importante para o graduando ter conhecimento de todas as ferramentas que existem e que podem ser usadas quando estiver atuando na profissão. Objetivo: Investigar como está sendo o ensino do handebol no ensino superior, e a realidade em que a disciplina de handebol se encontra nas instituições de ensino superior. Método: O artigo é uma revisão da literatura onde foi utilizada as bases de dados, scielo, lilacs e pubmed, assim como no periódicos CAPES na busca de artigos, livros e sites publicados no período de 10 anos (2008-2018). Resultados e discusão: O ensino do handebol no ensino superior se apresenta de forma distinta, acontecendo um choque de realidade do que se aprende no ensino superior com o que se encontra nas escolas, e muitas vezes essa realidade é deixada de lado pelos professores. Conclusão: Existem diversos métodos de ensino, e alguns deles como o método de ensino misto, se apresentou mais próximo no ensino do handebol. Lembrando que cada método tem sua particularidade e tem por objetivo alcançar o ensino dessa modalidade.

Referências

CALDAS, I. S. L. et al. Processos cognitivos e métodos de ensino em defesas

abertas no handebol. Neurobiologia, v. 74, n. 2, p. 181-190, 2011.

CLEMENTE, F. M.; ROCHA, R. F. Utilização dos jogos reduzidos no ensino do

handebol: a influência das ações táticas. Conexões, v. 10, n. 2, 2012.

DE PINHO, S. T. et al. Método situacional e sua influência no conhecimento tático

processual de escolares. Motriz, v. 16, n. 3, p. 580-590, 2010.

FERREIRA, C. N; SANTOS, S. S. A. P. Conhecimento e aplicação de métodos de

ensino para os jogos esportivos coletivos na formação profissional em educação

física. Movimento, v. 15, n. 1, 2009.

LÜDORF, S. M. A. Corpo e formação de professores de educação física. Interface-

Comunicação, Saúde, Educação, v. 13, p. 99-110, 2009.

MENEZES, R. P. O ensino dos sistemas defensivos do handebol: considerações

metodológicas acerca da categoria cadete. Pensar a Prática, v. 13, n. 1, 2010.

REIS, H. H. B; CASTELLANI, R. M. O PERFIL DAS DISCIPLINAS DE HANDEBOL

DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Kinesis, v. 31, n. 1, 2013.

SAAD, M. A; REZER, R; REZER, C. R. O ensino do esporte no processo de

formação inicial em educação física. Revista Didática Sistêmica, v. 11, p. 162-178,

SADI, R. S; COSTA, J. C; SACCO, B. T. Ensino de esportes por meio de jogos:

desenvolvimento e aplicações. 2008.

ZAIM, M. R; JUNIOR, N. F. O mini-handebol na formação de acadêmicos de

Educação Física.

Acessar