Resumo
Neste trabalho, caracterizado como pesquisa-ensino, o pesquisador/professor investigou sua própria prática pedagógica, buscando analisar o uso dos jogos de luta/oposição visando o ensino dos saberes conceituais e corporais do jiu jitsu nas aulas de Educação Física escolar. Para atingir este objetivo descrevemos o processo de construção e aplicação de uma unidade didática sobre o ensino desta modalidade de luta a partir de referenciais teóricos e propostas didáticas relacionadas ao ensino das lutas através de jogos de luta/ oposição. A motivação do trabalho se deu pela carência de estudos relacionados ao ensino de lutas na realidade escolar e a percepção dos principais autores da área sobre a eficiência do jogo no ensino das lutas e esportes de combate. A intervenção pedagógica foi realizada em 08 aulas, com 06 turmas dos anos finais do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 193 crianças, sendo 104 meninos e 89 meninas, todos alunos da Escola Municipal Cônego Sequeira, com idade entre 10 e 12 anos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário diagnóstico, questionário de percepção da prática e descrição das aulas em um diário de bordo que também serviu para registrar as percepções do professor durante a escrita da unidade didática. A análise dos dados e resultados da pesquisa comprovam a eficácia dos jogos de luta/oposição para tornar possível o ensino deste tema na escola, motivando e mobilizando os alunos no desenvolvimento de saberes corporais e conceituais do jiu jitsu através da experiência de “jogar a luta”. Em relação ao processo de construção da unidade didática percebemos que a literatura acadêmica foca o olhar para o ensino “além” das modalidades de luta, direcionando então o aprendizado para um grupo de lutas de forma global. Sendo assim, para que o planejamento atinja o objetivo de “jogar” lutas específicas, respeitando sua lógica interna, pode ser necessário criar novos jogos ou adaptar os que existem nos modelos de ensino e propostas didáticas direcionados aos blocos de conteúdos das lutas classificadas e agrupadas pelas condutas motoras semelhantes