Resumo
O presente estudo foi desenvolvido a partir das preocupações com a prática desenvolvida no judô, que ao nosso ver, não garante o desenvolvimento de um judô que atenderia às expectativas de Jigoro Kano, portanto, enquanto problema de estudo, apresentamos a seguinte questão: quais os fundamentos históricos- filosóficos-pedagógicos do judô que contribuem para uma metodologia crítica? Frente ao exposto, essa pesquisa tem como principal objetivo analisar os fundamentos históricos-filosóficos-pedagógicos como contribuição teórico- metodológica para uma metodologia crítica no judô. Metodologicamente, a investigação partiu da “inquietação” da prática pedagógica do judô a partir de seus fundamentos históricos-filosóficos-pedagógicos com o intuito de subsidiar uma metodologia crítica, para tanto, a pesquisa realizou um estudo de caso. Como primeira justificativa para esse método, é relevante considerar que o caso selecionado é de uma pessoa de grande representatividade no judô nacional, foi aluno direto de Ryuzo Ogawa, um dos mestres mais importantes precursores do judô no Brasil. A segunda justificativa trata-se de resgatar a história oral do sujeito, entendendo-o como registro vivo, considerando que estudos semelhantes devem se constituir como objeto empírico de análise teórica nas produções acadêmicas. A pesquisa, tendo como método o estudo de caso, elucidou diversas questões que foram levantadas, além disso, outras questões foram apontadas, permitindo a realização de generalizações que contribuirão com a prática pedagógica do nosso judô, tendo como base uma metodologia crítica. Como conclusão, o estudo visualizou valores afirmados por Nagai, e nos levou a acreditar que, no mínimo, se trata de um ser humano extraordinário. O certo é que podemos observar o quanto foi e é intenso o seu envolvimento e suas contribuições para o judô, acreditando que suas ações coadunam com os verdadeiros preceitos de Jigoro Kano, sendo importante salientar que não por se tratar da quantidade das intervenções pedagógicas e das ações em prol do judô pernambucano e brasileiro, realizadas pelo prof. Nagai, que como sabemos são imensas. Salientamos que o Professor Nagai em nenhum momento colocou os aspectos técnicos separados dos valores morais e éticos, para ele, assim como para Jigoro Kano e Ogawa, o que importa é o comportamento e a formação da pessoa.
O trabalho não possui divulgação autorizada